Encontramos, em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, inserido no luxuoso hotel de charme Casa da Calçada Relais & Chateaux, o restaurante Largo do Paço com uma Estrela Michelin, assinada pelo chef Tiago Bonito.
A carta é inspirada nas suas memórias de infância e nas viagens que partilha com todos aqueles que visitam o hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux e o restaurante Largo do Paço.
Cada menu de degustação do Largo do Paço tem uma história, contada pela simplicidade e frescura dos produtos da época que, combinados com a criatividade do chef, despertarão os sentidos, proporcionando experiências únicas.
Para surpreender os visitantes que procuram uma experiência gastronómica ímpar, o chef Tiago Bonito preparou uma carta inspirada nas suas memórias de infância e viagens que fez ao longo da vida, agora partilhadas com todos aqueles que visitam o hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux e o seu reputado restaurante Largo do Paço.
“Carabinero, abacate, coral e kalamasi”, “Pato, foi gras de ganso, beterraba e maçã”, “Lírio de caviar, dashi de algas e champanhe”, “Pregado, gamba do Algarve, aipo e molho fumado” ou “Vitela Barrosã, alcachofra, alho francês e cogumelo fermentado” são apenas algumas das sugestões do chef para a temporada.
“Trabalhamos diariamente para provar que é possível trazer para a alta cozinha a tradição, a riqueza, a cultura e os sabores do nosso país. Sentimos-nos realizados quando conseguimos despertar, num cliente, lembranças antigas, do seu quotidiano e da sua história e vivências, através de pratos inovadores, provocadores e criativos”, refere Tiago Bonito. “O nosso segredo reside no respeito por este receituário tradicional, nos produtos locais e da época, no uso das mais inovadoras técnicas e, claro, na criatividade que colocamos em cada prato”, acrescenta. “Caminhos” e “Identidade” são os menus de degustação propostos pelo chef nesta carta que inclui também a escolha à la carte.
O chef Tiago Bonito é um dos mais destacados Chefs da gastronomia nacional, tendo conquistado o título de Chef Cozinheiro do Ano em 2011. Natural de Carapinheira do Campo, concelho de Montemor-o-Velho, trabalhou no Algarve e em Lisboa, construindo uma carreira sólida e ascendente.
O Largo do Paço tem vindo a acumular diversos prémios e distinções. Renovou, novamente, em 2019, a Estrela Michelin; integra a lista Wine Tourism in Portugal (Tripadvisor); integra o ranking dos mil melhores restaurantes do mundo (La Liste); foi distinguido com um garfo de ouro (Boa Cama Boa Mesa); e com dois Sóis (Guia Repsol).