Lat.A é uma homenagem à música e gastronomia tradicional dos países latino-americanos

Surgiu em 2020 em contexto pandémico, mas rapidamente se tornou num “spot” de paragem obrigatória para quem escolhe as Docas de Alcântara para um momento descontraído, divertido e ao som dos ritmos latinos. Mas não é só a música que torna este espaço vibrante e divertido: também a cultura gastronómica da América Latina faz do Lat.A um local de eleição em Lisboa. A Ambitur.pt esteve recentemente na reabertura do espaço exterior e comprova o ambiente de diversão que por lá se viveu.

Em entrevista, Ana Arié, diretora-geral do Grupo Capricciosa, que detém marcas como o Selllva ou a Sophia, partilha que o Lat.A surgiu da “vontade de criar um espaço onde as pessoas se pudessem divertir”, mais ainda com a situação pandémica, que obrigou à “reinvenção” e a “encontrar alternativas” que fizessem a diferença: “No ano passado, decidimos aproveitar o amplo espaço exterior para proporcionar grandes noites de diversão e muita música, de forma a posicionar o Lat.A como um espaço de referência para animação em Lisboa”. Ao agradável espaço junto ao Rio, surgiu a ideia de aliar uma programação diversificada que conseguisse cativar quem visitava o restaurante: “A Roda de Samba foi uma aposta vencedora, sem dúvida, pois trouxe o ritmo certo e era o que as pessoas procuravam, tal como o Salsando, todas as segundas-feiras”, refere, dando nota que “temos clientes que reservam mesa propositadamente neste dia porque já sabem que vão dar um pé de dança com os bailarinos”. A isto, somam-se outras dinâmicas como as “festas temáticas com DJ”, para que existisse variedade para todos os gostos: “Hoje, o Lat.A é uma referência em Lisboa de boa comida e de diversão, tanto ao almoço como ao jantar”.

Ana Arié não tem dúvidas de que o Lat.A trouxe até às Docas de Alcântara o melhor da cultura gastronómica da América Latina: “Consideramos que este é um restaurante para quem tem “lata” para desafiar o convencional e quer viver o melhor da vida, de forma descontraída.

Esperemos um verão repleto de pessoas que procuram a noite mais divertida em Lisboa.

É um espaço que respira otimismo, boa energia, alegria e espírito livre e que envolve todos os visitantes com a música samba e o movimento da salsa, numa homenagem à música tradicional dos países latino-americanos”. No fundo, “é uma verdadeira viagem por esta cultura sem sair da Capital, numa localização privilegiada junto ao rio Tejo”, afirma.

Apesar de ter nascido em plena pandemia, a responsável assegura que tal facto não influenciou de forma menos positiva a recetividade dos clientes: “Foi um novo espaço na cidade muito bem-recebido também pelo seu conceito tão diferenciador, e que continua a atrair muitos visitantes”. Aliás, “quem visita o Lat.A sabe que vai encontrar não só boa gastronomia como muita animação, pelo que se torna um dos locais de eleição para grandes noites de convívio com amigos e família”, acrescenta.

O espaço exterior do Lat.A foi aberto, oficialmente, em 2022, mas esta “reabertura” faz ainda mais sentido, visto que “marca o regresso do bom tempo, dos dias quentes e longos, da vontade de aproveitar os fins de tarde e prolongar a diversão pela noite dentro, ao ar livre”, afirma Ana Arié, acrescentando que, durante o inverno, procurou-se “manter sempre uma programação bastante dinâmica e divertida mesmo durante os dias mais frios na área coberta do restaurante”.

Com o verão à porta, a responsável está muito otimista, perspetivando, tal como no ano passado, “casa cheia”: “Esperemos um verão repleto de pessoas que procuram a noite mais divertida em Lisboa. Estamos preparados para receber todos os que procuram animação, boa música e comida!”.

Apenas num só espaço, o Lat.A consegue reunir amigos e família para um jantar agradável e, depois, ficar a dançar durante a madrugada: às quintas-feiras até às 2h00 e às sextas-feiras e sábados até às 4h00. Tudo isto aliado a um espaço ao ar livre, fator cada vez mais apreciado por quem procura um local para se divertir à noite e numa localização privilegiada em Lisboa, nas Docas de Alcântara, bem junto ao rio Tejo.

Desde o Salsando até às Fiestas Locas acompanhadas por DJ ou bandas, a programação do Lat.A é especial todos os dias da semana e pode ser consultada no site ou na página de Instagram. É claro que não pode faltar a famosa e tão apreciada Roda de Samba, de quinta-feira a sábado.

O ano 2023

Desde sempre que o Grupo Capricciosa ambiciona, ano após ano, surpreender todos os que são fãs das suas várias marcas e 2023 não será diferente, assegura a responsável, lembrando que o início do ano ficou marcado com a abertura da Sala de Eventos, “um espaço dedicado à realização dos mais variados eventos corporativos ou particulares no Parque das Nações”. Também a “Food Truck”, que leva as “famosas pizzas em forno de lenha das Capricciosas” a qualquer canto do país, regressou à estrada e, ao longo dos últimos meses, foram também retomadas algumas dinâmicas que que são muito apreciadas, como as “festas de after work no Selllva”. A festa de reabertura do bar do Lat.A deu assim o mote para “reforçar o posicionamento deste espaço no mapa de locais para quem se quer divertir em Lisboa”. Quanto à segunda metade do ano, Ana Arié assegura que vão surgir muitas novidades nas marcas Capricciosa, Selllva e Sophia.

Por: Cristiana Macedo