Latam reforça rota São Paulo – Lisboa com primeiro voo diário 

O Airbus A350 da Latam Airlines é o primeiro a operar a rota São Paulo – Lisboa de forma regular ao longo de todo ano. O novo Airbus aterrou pela primeira vez na manhã desta terça-feira às 6h30, no aeroporto de Lisboa e contou com a participação de toda a equipa da companhia. 

No pequeno-almoço com a imprensa, a gestora de vendas da Latam Airlines de Espanha e Portugal, Cinthia Louza, recordou que a companhia iniciou esta rota no dia 3 de setembro de 2018 com o  Boeing 767. Desde então que “sempre teve um fator de ocupação de 85%”, indica, enaltecendo que cerca de “93% do avião é vendido pelo Brasil”, sendo que “7% representa a Europa (66% voam para São Paulo; 42% resto do Brasil e 9% América do Sul)”. A rota começou com cinco frequências mas, no verão, foi reforçada com mais dois voos semanais. Para a gestora, o facto de, no primeiro ano, se ter conseguido uma “rentabilidade superior a qualquer uma das outras rotas”, justifica a entrada de um avião maior. O novo A350, que vai ter uma operação diária a partir de Lisboa, às 8h30, oferece 309 lugares em classe Económica e 30 assentos em full flat na classe premium Business. Além disso, as emissões de gases com efeito de estufa e os custos de operação são até 25% inferiores em relação a outros aviões de porte semelhante,

Em 2019, a rota São Paulo – Lisboa “transportou 14.807 passageiros com uma receita de 7,5 milhões de euros”, avança a gestora, destacando que “30% dos passageiros são business corporate”.  Questionada sobre a possibilidade de um segundo voo diário, Cinthia Louza afirma que “iria implicar uma mistura de aviões”, acabando por “não ser positivo para o passageiro business que é fiel ao produto”. O A350 é “um produto consistente” do qual o passageiro já está habituado, destaca a responsável. A Latam Airlines tem oito A350 e, muito em breve, vai receber o nono. Até 2021, a previsão é de que serão 12 os aviões dessa categoria. 

Relativamente aos desafios, Cinthia Louza aponta a questão do finger no aeroporto de Lisboa, até porque  “existe apenas um para o tamanho deste avião”. O horário de aterragem do avião (6h30) pode ser uma dificuldade: “fazer o desembarque e embarque com um autocarro será complicado”, indica. Já no verão, a gestora anuncia que haverá um “período de duas semanas em que não haverá operação”, devido à disponibilização dos slots do aeroporto, pelo que vai haver uma “mistura com o A350 e com o Boeing 767”. 

Saída da Aliança Oneworld 

Já foi anunciada a saída da Latam Airlines da aliança Oneworld, um processo que foi antecipado para o dia 1 de maio. De acordo com Cinthia Louza, e apesar da saída, a companhia vai “manter os acordos bilaterais com a maioria das companhias que fazem parte da Oneworld”, de modo a “proteger todos os benefícios dos passageiros”. Desde o início que a Latam deseja estar num “campo mais neutro”, podendo assim “fazer acordos bilaterais com outros parceiros”, tal como acontece com as “companhia árabes”, exemplifica.