Le Monumental Palace: “Pomos um grande foco em recrutar as pessoas com a atitude certa e com paixão por aquilo que estão a fazer”

A única unidade hoteleira em Portugal do grupo francês Maison Albar Hotels está aberta desde o final de 2018 e Manuel Santos assume desde maior de 2022 o desafio da direção. Além de ser o único Maison Albar Hotels no país, foi também o primeiro investimento do grupo fora da França, servindo de “teste para ver como se enquadrava no setor do turismo internacional”, explica Manuel Santos, diretor do Le Monumental Palace, em entrevista à Ambitur.pt.

Desde 2018 que este empreendimento de luxo com 76 aposentos, 13 suítes e 63 quartos, tem dado resultados positivos, apesar da pandemia que “foi uma época excecionalmente má”. Mesmo assim, no primeiro ano de atividade, em 2019, o hotel faturou cinco milhões de euros, o que o diretor da unidade considera “bom” para uma marca que era nova e desconhecida em Portugal. Em 2022 duplicou a receita e “fechou o ano perto dos 10 milhões de euros”.

“O Porto é um destino que está na moda”

O boutique hotel de luxo localiza-se na Avenida dos Aliados, no Porto, mesmo no centro da cidade, e tem beneficiado do crescimento do turismo na região Norte e, particularmente, na cidade Invicta: “o Porto é um destino que está na moda”, salienta Manuel Santos, e o Le Monumental Palace tem atraído o seu mercado, essencialmente os franceses, os brasileiros e os americanos.

O staff da unidade hoteleira conta hoje com 90 colaboradores, mais 30 provenientes da parceria com o restaurante Yakuza by Olivier, integrado no local, totalizando 120 funcionários.

Estrela Michelin lança o novo ano 

2023 arrancou em grande para o Le Monumental Palace, com uma distinção de honra para o restaurante do hotel “Le Monument”, conduzido pelo chef francês Julien Montbabut, já premiado também com uma Estrela Michelin em Paris.

Para o diretor, o enoturismo e a gastronomia são pontos fortes para quem visita a cidade, por isso a premiação “ajuda a pôr o hotel no mapa”, com uma carta que se manterá sazonal, além do trabalho em conjunto com o Olivier da Costa no Yakuza by Olivier, que contribui também para “catapultar” a marca no Porto e internacionalmente, e que trará novidades ainda este ano.

Manuel Santos revelou ainda que o hotel está a trabalhar com uma rede de agências de viagens “muito exclusiva” e que contacta com o “cliente de luxo do mercado alto” – um ótimo indicativo para trazer ao hotel mais distinções, tendo já sido considerado, num dos anos, “um dos hotéis da Europa com maior índice de satisfação”.

Depois da pandemia, vem a bonança e iniciativa à mistura

Uma época bastante atípica para o setor hoteleiro e turístico não abalou a crença do Le Monumental Palace, nem as ambições. O diretor do hotel confirma que não despediu ninguém, mas que aderiu ao layoff. Porém, o “verão do ano passado” foi um momento “difícil para recrutar”, mas de há seis meses para cá que a “equipa está estabilizada”.

No grupo Maison Albar Hotels, “os salários estão alinhados com o mercado médio-alto de cinco estrelas, com base num estudo anual onde se comparam os salários, em cada posição, com hotéis da mesma categoria, no Porto e em Lisboa”, salientou Manuel Santos, sobre a empresa que tem uma “plataforma de desenvolvimento de talento em que os colaboradores podem planear o seu crescimento de carreira, tanto no hotel como no grupo” e mudar-se até para as unidades hoteleiras na França.

A “liberdade” é palavra de ordem para um grupo que quer consigo colaboradores motivados: “Pomos um grande foco em recrutar as pessoas com a atitude certa e com paixão por aquilo que estão a fazer, como tal, as pessoas devem sentir que têm essa liberdade e depois sentirem a recompensa, é esse o espírito no Le Monumental Palace”, acrescentou.

Por isso, o Maison Albar Hotels é um grupo preocupado com a “responsabilidade social” e está a organizar ao longo de 2023 maratonas solidárias nos vários hotéis, onde cada quilómetro reverte um euro para a construção de uma escola de hotelaria na Costa do Marfim. O Le Monumental Palace já fez a sua parte e contou com 12 voluntários para percorrer 170 quilómetros: “a iniciativa é muito completa e enquadra-se perfeitamente no nosso país, talvez não tanto no apoio financeiro de criação de escolas, porque essas já existem, mas a parte toda das empresas darem tempo às suas equipas para fazer team building“, enfatizou o responsável.

Agora é altura de continuar a apostar no sucesso do Le Monumental Palace e face à recente atividade do hotel, que festeja em 2023 o quinto aniversário, serão apenas feitas “algumas remodelações no spa”.

E como equipa que vence não mexe, o “conceito vitorioso” do chef Julien Montbabut continuará em marcha, a par de um plano para melhorar o serviço do histórico bar “L’Américain” com aposta na “qualidade da carta de bebidas e cocktails”.

A nível de reservas, o diretor do Le Monumental Palace adianta que “vai ser um ano fantástico” e tem já um verão muito forte e reservas para o final de 2023 – um balanço “excelente” para um hotel com quatro anos de existência, num grupo que procura expandir mais, talvez, no mercado hoteleiro português.

Por Redação Ambitur