Leiria é a cidade anfitriã do 4.º “Vê Portugal”

A 4.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que foi ontem apresentada em Lisboa, tem duas grandes novidades: a atividade “Vê Portugal” – Conhece Leiria”, que tem como objetivo dar a conhecer a cidade anfitriã, e o jantar de gala “Vê Portugal”, que irá realizar-se no Palace Hotel Monte Real, a 30 de maio.

O evento do Turismo Centro de Portugal vai acontecer em Leiria, entre 29 e 31 de maio, mais precisamente no Teatro José Lúcio da Silva. Para além dos habituais painéis de debates, o programa inclui ainda uma visita ao destino e um jantar de gala.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a quem cabe o papel de “guia improvável” da “Vê Portugal” – Conhece Leiria”, afirma que a autarquia aproveitará o momento para poder também divulgar aquilo que tem sido a estratégia do município na área do Turismo”. Numa altura em que Leiria é candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2017, esta “uma grande oportunidade”, disse na altura, para apresentar as linhas gerais do município, sobretudo na área da cultura.

Sobre o jantar gala, o Turismo do Centro irá homenagear, pela primeira vez, as personalidades que mais se descaram no setor turístico nacional e regional. O momento vai ainda contemplar a apresentação do novo filme promocional da entidade e servirá para premiar os vencedores concurso de empreendedorismo turístico “José Manuel Alves”, que visa apoiar projetos inovadores no setor com implementação na região centro de Portugal.

Durante estes três, o principal objetivo é, sobretudo, promover o debate entre os vários agentes do setor, salientando o papel do mercado do turismo interno para o Turismo. Sendo que, de acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, 30% dos 53,5 milhões de dormidas registadas em Portugal em 2016 foram provenientes do mercado nacional.

O presidente do TCP mostrou-se confiante quanto aos resultados esperados na edição deste ano. “A expetativa para Leiria não é um milhão, mas é podermos subir ainda mais esta fasquia dos 600 participantes que tivemos”, afirmou Pedro Machado durante um encontro com a imprensa.

“Nós acreditamos que, ao contrário da volutalidade do mercado internacional, este mercado interno permite-nos não só alavancar mais visitas e férias ao longo do ano, como também, sobretudo, em épocas do ano em que, ainda hoje, temos fortíssimos traços de sazonalidade”, explica.

Entre os vários oradores, vão estar presentes Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, e Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana. Confirmada está já também a participação do primeiro-ministro, António Costa, na sessão de encerramento.

O fórum é dirigido aos protagonistas do negócio turístico, entidades com responsabilidade na gestão do território e, de uma forma geral, a todos os interessados no setor. A participação no fórum é gratuita, tal como no jantar (com lugares limitados e, por isso, sujeita a inscrição obrigatória).