Les Roches e Aivancity lançam primeiro Certificado em IA aplicado à gestão hoteleira

A Les Roches, a conceituada escola de gestão hoteleira, recentemente classificada em terceiro lugar a nível mundial no que toca à Reputação junto dos Empregadores e a aivancity, a Grande École de Inteligência Artificial, estão a lançar em conjunto o primeiro Certificado em Inteligência Artificial (IA) aplicado à gestão hoteleira.

O setor da hotelaria é um terreno extremamente propício à utilização de IA, uma vez que gera uma quantidade massiva de dados, e estes dados podem, por sua vez, permitir otimizar as relações com os clientes quase em tempo real através da Inteligência Artificial, referem, em comunicado. A escola de negócios de gestão hoteleira, de raiz suíça, e a aivancity, conceberam um programa que lida com os desafios da enorme quantidade de dados e de IA no setor da gestão hoteleira.

Através deste “Certificado em Inteligência Artificial” a Les Roches e a aivancity querem que as mentes do futuro compreendam a linguagem e parte da tecnicidade das soluções de IA, os seus impactos sociológicos e éticos, bem como as suas consequências comerciais, de gestão e organizacionais.

O programa de cinco dias contará com professores especializados da aivancity e Les Roches, bem como com peritos e cientistas da indústria de renome mundial. O programa inclui dois dias de sprint design com foco na imaginação e prototipagem de uma solução de IA para a indústria hoteleira.

O programa decorrerá a partir da próxima admissão em setembro de 2021 e será aberto, numa primeira fase, aos atuais estudantes da Les Roches no Campus de Crans-Montana. Este programa único é um primeiro passo na colaboração entre as duas instituições.

Para Pierre Ihmle, Chief Academic Officer da Sommet Education: “A necessidade na indústria hoteleira de digitalizar o serviço é forte. Em qualquer desenvolvimento tecnológico, a noção de ética é essencial, o ser humano deve permanecer no centro. aivancity foi o parceiro perfeito para desenvolver este certificado devido aos seus conhecimentos sobre o tema da Inteligência artificial, claro, mas também devido à sua elevada consciência do impacto ético da IA para a nossa sociedade”.

Christine Demen-Meier, Managing Director Worldwide da Les Roches, refere: “A inovação e as tecnologias são o núcleo do próprio ADN da Les Roches. Após a criação de um Mestrado dedicado a Estratégia Hoteleira e Transformação Digital e o lançamento da Spark Innovation sphere; este certificado é mais um passo em frente para avançar na integração da tecnologia nos nossos currículos”.

Para Tawhid Chtioui, Founding President and Dean na aivancity, “a Inteligência Artificial tornou-se uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa que deseje melhorar o conjunto dos seus processos empresariais, desde a produção até à relação com os clientes, em todos os sectores de atividade. O setor da Hotelaria e Turismo é nesse sentido um enorme território de oportunidades e exploração para a IA”.