LGSP comemora 5º aniversário com perspetivas de mais crescimento e criação de emprego

Desde que iniciou a sua atividade em maio de 2011, com 37 funcionários, a LGSP – Lufthansa Ground Services Portugal, primeira empresa portuguesa detida a 100% pelo grupo Deutsche Lufthansa AG, ”irmã” das companhias aéreas Lufthansa, Swiss, Eurowings entre outras e sediada no Porto, foi expandindo o seu negócio não só na área de assistência a passageiros e gestão operacional, mas também noutros setores como o apoio à internacionalização de empresas e à organização de eventos. Assim, no ano em comemora cinco anos, a LGSP já emprega mais de 200 colaboradores e tem no seu portfólio duas novas marcas, a LGSP Events e a LGSP Sports, prevendo-se uma grande expansão com a contratação de mais de uma centena de novos colaboradores durante os próximos meses.

“2016 está a revelar-se um ano de exponencial crescimento”, menciona Paulo Geisler, Administrador Executivo da LGSP, acrescentando que, desde 2011, se registou “um aumento de 110%” na assistência de voos. Como explica Paulo Geisler, “a LGSP assiste atualmente nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro voos não só da Lufthansa como também das companhias aéreas Swiss, Brussels Airlines e Edelweiss.”

Recentemente foi criado um projeto inovador a nível mundial, um centro de serviços para emissão de bilhetes e para irregularidades – Remote Ticketing Center – que apoia anualmente, a partir do Porto, mais de 254 000 voos da Lufthansa., Austrian Airlines, Eurowings e Air Dolomiti em 295 aeroportos espalhados pelos cinco continentes.

“É um projeto global criado e desenvolvido pela LGSP, que a partir do Porto assiste aeroportos da Europa, Médio Oriente, África, Ásia e América Latina”, salienta Paulo Geisler. “Temos os melhores recursos para satisfazer as necessidades das companhias assistidas. Trata-se de um serviço que obriga a uma formação especializada, dada por formadores internos, e um know-how muito extenso, uma vez que cada aeroporto e cada irregularidade é uma realidade diferente”. Por hora são assistidos, no Centro de Serviços da LGSP no Porto, mais de 25 voos, 365 dias por ano, 24h por dia.

A toda esta evolução corresponde um aumento do número de colaboradores. “Só em 2015 foram criados mais de 100 postos de trabalho e o grande investimento no Porto continua com a contratação de quase 200 novos colaboradores até 2017”, revela Paulo Geisler. “Procuramos licenciados predominantemente nas áreas de turismo e línguas, sendo o domínio do inglês obrigatório e o de alemão preferencial”. A LGSP é neste momento uma das maiores empregadoras de origem alemã com sede na capital nortenha. “Das universidades portuguesas estão a sair excelentes profissionais que juntamente com os colaboradores mais experientes formam uma equipa motivada e formada para as situações difíceis e inesperadas que ocorrem no dia-a-dia da aviação comercial nos aeroportos em todo o mundo”.

A LGSP Events foi a responsável pela organização de “Comidas do Mundo”, no Campo Pequeno em Lisboa com mais de 46 000 degustações, e do “Challenge fotográfico pela região Norte, promovido pelo Turismo do Porto Norte de Portugal, que deu origem ao primeiro guia fotográfico amador trilingue deste território. Já a organização de torneios de futebol profissional, como o da “Capital do Móvel” que este ano vai na terceira edição, de desporto jovem e de estágios desportivos no país em várias modalidades desportivas, fazem parte do portefólio da LGSP Sports.

“O país detém equipamentos e condições de excelência que têm de ser potenciados quer a nível nacional quer internacional. É isso que vamos continuar a fazer com a ajuda dos nossos parceiros ”, afirma Paulo Geisler.

Para o futuro, a LGSP está a estudar novos projetos para o centro de serviços no Porto, o que significa um novo investimento de vários milhões de euros e mais contratação de pessoal para a cidade. “É com muito orgulho que assistimos a este rápido e enorme desenvolvimento desta aérea de serviços e o reconhecimento dos nossos clientes que continuam a acreditar na capacidade, flexibilidade e qualidade da LGSP em áreas muito sensíveis e que requerem um serviço de excelência”, refere ainda Paulo Geisler.