O LIDE Portugal distinguiu, pela primeira vez na sua história, duas iniciativas e não uma: o Moche Rip Curl Pro, uma prova de surf que dinamiza o turismo do desporto na região centro do País, e que traz a Portugal milhares de pessoas; e o Time Out Market, instalado no Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde os turistas podem provar alguns dos melhores chefs nacionais. O prémio Welcome to Portugal, atribuído pelo quarto ano consecutivo, distingue iniciativas de turismo nacionais com a capacidade de atrair visitantes estrangeiros, e salientando a capacidade de bem receber do povo português.
Pelo Moche Rip Curl Pro, que decorre na praia Supertubos, em Peniche, recebeu o troféu Francisco Spínola, surfista e administrador da Ocean Events, empresa que organiza as provas da World Surf League; pelo Time Out Market, recebeu o prémio Madalena Carmona e Costa, executive assistant no Time Out Market.
“Este percurso tem sido uma surpresa”, referiu Madalena Carmona e Costa, recordando que diariamente visitam o espaço “milhares de pessoas”. Para a responsável, este galardão “é o reconhecimento do trabalho feito nestes 18 meses”, concluiu.
Por sua vez, Francisco Spínola afirmou que “este prémio é o reconhecimento de sete anos de trabalho”, e referiu que a organização trouxe para Portugal “a melhor e mais conceituada prova de surf do mundo, aproveitando as condições únicas das praias do nosso País”.
Na primeira edição do Welcome to Portugal, em 2012, foi premiada a Rota Vicentina, pela promoção do turismo ecológico e rural no sudoeste alentejano e na costa vicentina; o evento “Serralves em Festa”, que constitui um marco de referência na oferta turística da cidade do Porto, foi distinguido na segunda edição; e, em 2014, a promotora de eventos Everything is New (EIN), pelo carácter inovador e diferenciador das iniciativas realizadas, com impacto relevante na área do Turismo, recebeu o troféu na terceira edição.