Volta Nacional: “Ligação semanal por ferry entre Funchal e Portimão vai avançar”

Público
“Ligação semanal por ferry entre Funchal e Portimão vai avançar”
O governo regional da Madeira está a ultimar o lançamento de um concurso internacional para uma ligação semanal por ferryboat para o transporte de carga e passageiros entre o arquipélago e o continente. O procedimento concursal, que já recebeu luz-verde de Bruxelas, deverá avançar nas próximas semanas e será financiado pelo orçamento regional em três milhões de euros anuais, a título de indemnizações compensatórias durante os três anos do período de concessão.

Diário de Notícias
“Das 50 Sombras de Grey para o mundo da hotelaria”
Peças de mobiliário exclusivas e extravagantes, obras de arte que embelezam mansões da família real na Arábia Saudita e de artistas como John Legend ou Beyoncé. Foi o cenário que atraiu a Universal Pictures a usar algumas peças da portuguesa Boca do Lobo na adaptação ao cinema do bestseller “As Cinquenta Sombras de Grey”, e na sequela “As Cinquenta Sombras mais Negras”. A fama mundial “não mudou, em nada, as nossas crenças ou valores”, garante Amândio Pereira, CEO do Covet Group, que detém a marca. O filme agora é outro: a entrada no mundo da hotelaria, desenvolvendo projetos de guest houses.

Jornal de Notícias
“Câmara inteligentes vão detetar fraudes no metro”
A Empresa do Metro está a estudar a instalação de um sistema de câmaras inteligentes nas estações da rede, que permitirão, em tempo real, dar luz vermelha a quem passa pelos validadores sem pagar e detetar onde o incumprimento é maior. Hoje, o sistema aberto aos passageiros, adequado a um metropolitano que circula sobretudo à superfície no Grande Porto, não tem uma forma de deteção exata da fraude.

“Moreira fez depender apoio à ATP da aprovação de proposta”
A Associação de Turismo do Porto (ATP) aprovou, em assembleia-geral extraordinária, uma revisão estatutária que permite flexibilizar as opções de escolha dos membros candidatos à direção. Das duas propostas a votação, na quinta-feira, prevaleceu aquela que foi apresentada por Rui Moreira, enquanto presidente da direção da ATP. O autarca deixou claro que o apoio da Câmara à atividade da ATP só continuaria se a sua proposta fosse aprovada.

“Perdem férias e noites para erguer a Marcha”
Falta uma semana para o grande evento das Festas Gualterianas de Guimarães, a Marcha, mas há muitos meses que dezenas de obreiros trabalham dia e noite, de forma voluntária, para a erguer.

“Rede de transporte de passageiros para o concelho e a cidade”
A Câmara de Anadia vai criar uma rede de transporte de passageiros. O projeto, que terá um investimento inicial de 75 mil euros, arranca em setembro com dois circuitos: um para o concelho e outro para a cidade.

“Feiras Novas querem entrar no Guinness”
As Feiras Novas de Ponte de Lima querem bater o recorde do Guiness juntando o maior número de tocadores de concertina a executar a mesma música em simultâneo. Para conseguir escrever um capítulo no livro de recordes do Mundo é necessário ultrapassar os 628 tocadores.

Correio da Manhã
“Hotelaria do Algarve tem 5 mil empregos para dar”
A hotelaria algarvia tem vagas para 5 mil funcionários. A maioria dos lugares são para limpeza e empregada de quarto, com vencimentos a rondarem os 600 a 700 euros brutos, por mês.

“Mais de 700 mil foram aos grandes festivais”
A época de festivais de verão ainda está longe de terminar mas, até ao momento, dez dos maiores eventos realizados no nosso país já receberam quase 710 mil visitantes. E este número vai crescer já esta semana, dado que o Sudoeste arranca amanhã (termina sábado, dia 5). Se repetir os números do ano passado, pelo festival da Zambujeira do Mar vão passar quase 200 mil pessoas.

Jornal de Negócios
“Mário Ferreira ‘embarga’ hotel na escarpa de Gaia”
Em Março do ano passado, Mário Ferreira, em entrevista ao Negócios, avançava que iria investir 15 milhões de euros na construção de um hotel de charme na escarpa da serra do Pilar, em Gaia, no lugar de uma antiga fábrica de cerâmica. “Espero arrancar com as obras ainda este Verão, para que o Wine Lodge Hotel possa entrar em funcionamento no final de 2017”, afirmou então o empresário portuense.

Sol
“Lisboa vai receber festival da canção”
Após a vitória de Salvador Sobral na edição deste ano, falou-se na possibilidade de a próxima final do festival Eurovisão da canção se realizar em Lisboa. Agora é oficial: a capital portuguesa vai mesmo acolher o evento em 2018. O palco será o Meo Arena, no Parque das Nações.

“2,5 milhões para promover Portugal em Guadalajara”
Foi assinado, esta quarta-feira, um protocolo que confirma Portugal como país convidado da Feira do Livro de Guadalajara, no México em 2018. Trata-se da maior feira da América Latina e da segunda maior do mundo.

“Turismo esgota aeroporto”
A explosão do turismo está a provocar sérios constrangimentos nos aeroportos, principalmente no de Lisboa. Os números falam por si: Portugal recebeu até maio um recorde de 7,3 milhões de turistas, o que representa um aumento de 10,4% e as perspetivas para o setor são animadoras. Esperam-se 21 milhões de turistas até ao final do ano. Neste momento, os números já estão acima da meta estabelecida na Estratégia Turismo 2027.

Economia
“Só os chineses não passaram horas em fila no aeroporto”
Foi um dia de exceção, em que não houve reclamações de turistas por causa das filas no aeroporto: o primeiro voo direto da China que aterrou em Lisboa a 26 de julho trouxe passageiros sorridentes, que foram recebidos na Portela com pastéis de nata e bebidas frescas.

“Um salto para o turismo com os voos na China”
Já é considerada a “nova rota da seda do séc. XXI” – expressão que tem sido repetidamente usada por governantes para descrever os voos diretos entre a China e Portugal lançados a 26 de julho. Aguardada há vários anos pelo sector do turismo, esta nova rota aérea é composta por três voos semanais ligando Hangzhou a Lisboa e passando por Pequim, operados pela Beijing Capital Airlines, do grupo chinês HNA.

Resorts têm 2000 casas à venda”
Após anos de marasmo durante o período de crise, o turismo residencial voltou a ganhar fôlego, com os promotores a lançarem novos projetos ou a reativarem antigos que tinham ficado em suspenso. Um levantamento feito pela Confidencial Imobiliário para a Associação Portuguesa de Resorts apurou que existem 2000 casas à venda no registo de turismo residencial, entre aldeamentos turísticos, hotéis-apartamento e apartamentos turísticos.

“Imobiliário impulsa setor da decoração”
Intrinsecamente ligado ao mercado imobiliário, o sector da decoração e design de interiores tem vindo a acompanhar a retoma desta área, com aumentos de atividade registados pelas empresas desde 2014. Portugal está na moda como destino turístico, e o fluxo de estrangeiros que aportam ao país faz com que a hotelaria e o alojamento local sejam bons clientes e contribuam para o crescimento de negócio de quem se dedica a tratar dos interiores dos espaços.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.