Lisboa conquista novas marcas e cadeias internacionais em 2014

O sector turístico é visto como um sector estratégico para o país, o que é visível através do peso na economia nacional, representando 10% do PIB e 14% em exportações. Como indicam os dados do INE, Portugal alcançou resultados muito positivo nos primeiros meses de 2014, estimando-se que este venha a ser o melhor ano turístico dos últimos anos, tendo-se registado, &um aumento das dormidas (+10%) e dos proveitos globais (+11%) face ao mesmo período de 2013.O turismo em Portugal, segundo os dados da OMT, está a crescer acima da média registada tanto na Europa como mundialmente. Estes são alguns dos pontos em destaque nos dados, agora divulgados, pela Worx Real Estate Consultants, que lançará um estudo sobre a hotelaria em Portugal, no próximo mês de Setembro.Segundo os dados da consultora imobiliária, em 2014 foram inauguradas 18 novas unidades hoteleiras, um total de 1.050 quartos, 27% dos quais são de categoria 5* e 50% de 4*.Com o crescimento das unidades hoteleiras regista-se também o aparecimento de novas marcas e cadeias internacionais (Lux, Vincci, Golden Tulip) que se concentram maioritariamente nas zonas premium de Lisboa.No diz respeito às tendências da hotelaria nacional, a Worx Real Estate Consultants aponta para: continuação do crescimento da procura em Portugal multidestinos e multimarcas, criando uma imagem de destino polivalente; perspectiva de crescimento do sector de 2% até ao ano de 2020 conforme o Plano Estratégico Nacional do Turismo; maior capacidade para atrair turistas através do aumento do número e qualificação de unidades hoteleiras; e visibilidade e reconhecimento internacional crescente de Lisboa, através da sua capacidade de atrair turistas com eventos especializados, nomeadamente festivais de música, eventos culturais, conferências, torneiros de golf e actividades náuticas.