Lisboa discute amanhã Competitividade & Inovação em Turismo

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes amanhã, dia 18 de outubro, em mais uma etapa do processo de construção da Estratégia para o Turismo 2027 (ET27).
O Laboratório Estratégico para o Turismo (LET) dedicado à Competitividade & Inovação, que se realiza no Museu do Oriente, em Lisboa, é o último de uma série de encontros de auscultação e participação pública, em que foram chamadas a participar instituições, empresas e sociedade civil. Os LET, que envolveram mais de 1.000 participantes em todo o país, são um fórum privilegiado de envolvimento e planeamento conjunto com os principais players da atividade turística.

Até ao momento realizaram-se seis Laboratórios Territoriais, envolvendo outras tantas regiões, que terão um papel crucial na prossecução de qualquer estratégia de turismo. Os debates aconteceram por todo o país com o objetivo de considerar as especificidades de cada território, ouvindo para isso as entidades do turismo, do desenvolvimento regional, o setor empresarial e o sistema científico e tecnológico de cada uma das regiões.

Realizaram-se ainda dois LET Temáticos dedicados aos temas do Conhecimento, Emprego & Formação e ainda Tendências e Agenda Internacional. Enquanto a Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Brasil receberam Focus Group Internacionais com o objetivo de ouvir os operadores turísticos e os agentes de viagens que trabalham diretamente com a oferta turística portuguesa.

A ET27 visa dar resposta a 10 grandes desafios que se colocam ao Turismo nos próximos 10 anos e que passam pela promoção do emprego e qualificação das pessoas; pelo mitigar das assimetrias regionais ao mesmo tempo que se procura reduzir a sazonalidade. A estratégia aponta para o crescimento em valor do destino Portugal e o reforço das acessibilidades, assegurando a sustentabilidade do destino.

O LET Competitividade & Inovação, com início marcado para as 14h30, contará ainda com a presença de Roberto Crotti, representante do Fórum Económico Mundial, Luiz Gama Mór, vice-presidente executivo da TAP, e José Theotónio, administrador do Grupo Pestana.