Lisboa é a segunda cidade do mundo em congressos
Lisboa é a segunda cidade do mundo no ranking da ICCA, em 2022, apenas ultrapassada por Viena e com mais 10 eventos que Paris, que ocupa o terceiro lugar no ranking. Este é o resultado da análise feita pela ICCA – International Congress and Convention Association a mais de 10 mil reuniões realizadas no mundo inteiro.
Foram contabilizados para Lisboa no ano passado 144 eventos que representam 49% de todos os eventos considerados neste ranking a nível nacional.
Para a diretora executiva do Turismo de Lisboa, Paula Oliveira, “Lisboa, é uma referência mundial neste segmento. Para além de todo o trabalho de captação e acompanhamento realizado pelo Turismo de Lisboa, o destino reúne vários fatores que fundamentam o seu excelente posicionamento no ranking da ICCA: uma localização privilegiada, boas acessibilidades, infraestruturas disponíveis e profissionais de excelente qualidade. Adicionalmente, a transversalidade de experiências culturais e de lazer possíveis em Lisboa, tornam qualquer evento memorável para quem organiza e para todos os que participam.”
Portugal mantém 7ª posição
Por sua vez, Portugal é confirmado como um dos principais países que recebe e organiza congressos e convenções. O país manteve a 6ª posição no ranking europeu e a 7ª posição no ranking mundial em 2022.
O relatório da ICCA destacou que cerca de 85% das reuniões identificadas ocorreram de forma totalmente presencial ou em formato híbrido, refletindo o retorno gradual à normalidade na indústria de reuniões associativas e corporativas após a pandemia de COVID-19.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) tem recebido especial atenção do Turismo de Portugal que reconhece o seu potencial impulsionador do turismo e da economia do país. Foi nesse sentido que lançou, em 2021, o Programa Portugal Events com um orçamento de cinco milhões de euros destinados a apoiar eventos que contribuam para a qualificação da experiência turística, o desenvolvimento económico e a sustentabilidade do setor do turismo.
Dos 83 projetos apoiados, 62 foram eventos associativos/corporativos que abrangeram todo o território nacional, com especial destaque para as regiões de Lisboa, Porto e Norte, fortalecendo a projeção internacional do país e a atração de congressos e eventos de renome ao longo de todo o ano. O programa recebeu 158 candidaturas, a maioria delas relacionadas com projetos a serem executados em 2022.
Já em abril de 2023, foi lançado o sistema de incentivos Portugal Events 2023/24, com dotação orçamental de 10 milhões de euros, aplicáveis também a todo o território nacional. Este novo modelo procura apoiar eventos que contribuam para a criação de dinâmicas territoriais, a diversificação da experiência turística e que impulsionem as economias locais, principalmente nos territórios de baixa densidade.
A posição destacada de Portugal nos rankings da ICCA reflete o empenho do país, e do Turismo de Portugal, em fornecer um ambiente propício para a realização de reuniões, congressos e convenções, além de reforçar sua imagem como destino turístico de excelência.