“Lisboa é mais do que um recorde”

Quem o afirma é Jorge Ponce de Leão, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal. Numa apresentação a imprensa e parceiros, bem como membros do Governo e da Câmara de Lisboa, o responsável mostrou-se satisfeito com o ano de 2015 que se caracterizou por recordes em todas as unidades de negócio. Mas não quis deixar de destacar o Aeroporto de Lisboa que alcançou um novo patamar com 20,1 milhões de passageiros, “um marco” que representou uma subida de 10,7% face ao ano anterior. De referir que nos últimos três anos, o aeroporto da capital cresceu 4,8 milhões de passageiros, isto quando nos oito anos anteriores esta subida tinha sido de 4,6 milhões. Por tudo isso, “Lisboa é mais do que um recorde”.
Um reconhecimento também celebrado pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, ao afirmar que “hoje celebramos um sucesso”. E acrescentou: “temos um grande produto, Lisboa está a ser redescoberta pela Europa e pelo mundo num momento em que as tendências do turismo vão a favor do turismo de cidade”.

O maior crescimento de sempre nos aeroportos nacionais

No total dos aeroportos nacionais, que registaram em 2015 o maior crescimento de sempre, movimentaram-se 38,9 milhões de passageiros, um novo máximo que equivale a um crescimento de 11% face ao ano de 2014. E todos os aeroportos do Grupo ANA atingiram, o ano passado, os melhores registos de sempre.
No Porto a subida foi de 16,7% para os 8,1 milhões de passageiros, “um crescimento acelerado”, frisa Jorge Ponce de Leão, reconhecendo aqui a importância da Ryanair.
Em Faro, transportaram-se 6,4 milhões de passageiros, mais 6,4%, e na Madeira atingiram-se os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% do que em 2014.
Mas a maior subida percentual foi registada nos Açores, com um crescimento de 25,7% para 1,6 milhões de passageiros, o que revela “o impacto da liberalização”, reconhece o responsável.

Novos investimentos e novas rotas para 2016

E depois de todos estes recordes, não é altura de ficar parado e o Grupo Vinci tem previstos novos investimentos para o ano que agora começa, num total de 71,8 milhões de euros, conforme adiantou Nicolas Notebaert, presidente da Vinci Airports. Deste total, 30,9 milhões de euros serão destinados a Lisboa, seguindo-se 24,7 milhões de euros para o Aeroporto de Faro. Os Açores receberão uma fatia de 5,9 milhões de euros de novos investimentos e o Funchal e Porto Santo um total de 4 milhões de euros. No Porto o investimento atingirá os 3,9 milhões de euros.
No entanto, neste investimento global não está ainda englobado o projecto do Terminal 2 em Lisboa, cuja conclusão está prevista para abril deste ano e que vai reformular e aumentar a capacidade do controlo de segurança de passageiros, da área de embarque e da capacidade das áreas de pré-embarque.
2016 será também um ano de 25 novas rotas já confirmadas nos aeroportos da ANA, estando no entanto em desenvolvimento e estudo 100 novas oportunidades. que incluem também aumentos de frequências.