Cinco em Cinco. Lisboa volta a liderar o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking na 5ª edição do estudo. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto, Cascais e Braga, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do ranking, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
O Top 25 da 5ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking tem como maior destaque a entrada de um município que, desde a edição de 2015, tem subido constantemente na tabela, apresentando taxas de crescimento de referência, tanto a nível estatístico como digital. Falamos de Ponta Delgada que, nas últimas quatro edições subiu 19 lugares, encontrando-se agora no 24º lugar nacional. Esta é a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no Top 25.
Não menos impressionante é um outro exemplo de crescimento ininterrupto: Vila Nova de Gaia. Desde a 1ª edição que o município nortenho tem superado todas as expectativas, passando de um 34º lugar em 2014 para a estreia no Top 10 na presente edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking tornando-se numa maior das referências nacionais no âmbito de negócios.
Com a regularidade e equilíbrio nos bons resultados nas três dimensões (Viver, Visitar e Negócios), Faro consolida a sua posição no Top 10 Nacional, que volta a ser liderado por Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra. Funchal, único representante da Madeira no Top 25, mantem a 7ª posição conquistada na edição anterior.
No que diz respeito às descidas, destaca-se claramente o município de Oeiras que, pela primeira vez no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, perde a sua posição no Top 10 passando para 15º lugar nacional. Também pela primeira vez encontramos Viana do Castelo fora do Top 25 nacional tendo o município costeiro ficado em 26º lugar. Leiria volta a descer três posições, encontrando-se agora no 18º lugar da tabela.
Destaque ainda para a estreia de Matosinhos no Top 15 e para as subidas de uma posição de Portimão e duas de Albufeira, que mantem a tendência de crescimento de municípios algarvios já registada na edição anterior do ranking Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.
O ano de afirmação dos Açores
Para além da estreia de um município açoriano – Ponta Delgada – no Top 25 do Portugal City Brand Ranking, nesta edição foram os Açores a região portuguesa que registou maior crescimento. A Dimensão de Turismo, em particular, obteve um volume de pesquisas sem precedentes de uma região que deixa cada vez mais a sua marca neste ranking.
Cada vez mais “Surf”
Desde que Portugal se tornou no país mais procurado proactivamente em motores de busca por “Surf” que assistimos a um aumento anual exponencial da procura desta prática em municípios portugueses. Nazaré, Figueira da Foz e Peniche são alguns dos municípios que mais se destacam neste crescimento de pesquisas por parte de turistas nacionais e internacionais.
Surpresas de Norte a Sul, com Nazaré no Top10 do Turismo Nacional
Repleto de surpresas face à edição passada, o Top 25 da Dimensão Visitar da 5ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, tem na estreia da Nazaré no Top 10 a mais marcante. Lisboa, Porto e Funchal mantém os três primeiros lugares a tabela, seguidos de Cascais e Albufeira, que este ano trocaram uma posição entre si.
O Top 25 da Dimensão Visitar nesta 5ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, está repleto de surpresas face à edição anterior, sendo a entrada da Nazaré no Top 10 provavelmente a mais marcante. Depois de perder um lugar na edição passada, a Nazaré – com uma subida transversal em todas as variáveis – atinge pela primeira vez um lugar no Top 10, subindo seis posições.
Ponta Delgada ascende aos 15 primeiros com a segunda maior subida no Top 25, nesta que foi a melhor edição do Ranking para o município açoriano que não para de subir desde a edição de 2015. Entre os lugares cimeiros, destaque para o município de Cascais, que chega pela primeira vez à 4ª posição no Ranking de Turismo.
No revés da medalha estão Tavira – que desceu sete posições – e Óbidos, que depois de uma excelente prestação na edição passada, volta a sair do Top 25 da Dimensão de Visitar para dar lugar a Leiria, que se estreia nesta tabela. Destaque ainda para Guimarães, que recupera um lugar entre os 20 primeiros que havia perdido na última edição.
A escalada nazarena no Digital Demand – D2© nesta edição causou ainda a descida de uma posição das cidades de Coimbra e Braga, que no entanto se mantêm como grandes referências no âmbito das marcas de turismo portuguesas, firmes no Top 10 Nacional.
A distinção “Marca Estrela da Dimensão Visitar” – atribuída ao município que, através de excelentes resultados, consegue destacar-se nesta Dimensão – é este ano conquistada pelo município da Nazaré que consegue alcançar o 7º lugar da tabela.
São ainda de destacar os municípios que se encontram da 14ª à 18ª posição estão separados por apenas uma décima de pontuação.