Lisboa: hotéis aumentam preço médio por quarto em maio

Os dados estatísticos referentes a maio de 2017 revelados pelo Observatório do Turismo de Lisboa continuam a demonstrar a tendência ascendente do ano, apesar de uma ligeira descida no indicador referente à Ocupação Média por Quarto, nomeadamente nos estabelecimentos hoteleiros de quatro e cinco estrelas, -0,2% e -1,9%, respetivamente. Em comparação com o período homólogo de 2016, verifica-se novamente um aumento no Preço Médio por Quarto Vendido (Average), onde se registou uma subida percentual de 13,9%, com os valores a chegarem aos 113,84 euros. Já no Preço por Quarto Disponível (RevPar), à semelhança do registado nos últimos meses, a variação volta a ser favorável para os empresários hoteleiros, com um aumento de 13,8% no período em análise.

A subida mais relevante registou-se ao nível dos estabelecimentos de quatro estrelas, com uma progressão de 16,6%. O acumulado de janeiro a maio confirma a tendência de crescimento em todos os indicadores: mais 9,2% na Ocupação de Quarto, mais 10,6% no Preço Médio de Quarto Vendido e mais 20,8% no Preço Médio por Quarto Disponível.

Região de Lisboa: unidades hoteleiras crescem no RevPar
O turismo na Região de Lisboa continua em expansão, tal como comprovam os indicadores estatísticos. Comparativamente ao período homólogo de 2016, a Ocupação de Quarto registou em maio um aumento na procura, embora mais ligeiro do que no mês anterior, de 1,7%. Neste parâmetro, destacam-se as unidades hoteleiras de três estrelas, que registaram um crescimento de 2,7%. No Preço Médio por Quarto Vendido (Average), a variação é de 12,5% quando comparado com maio de 2016, com os preços médios a oscilarem entre os 75,24 euros nas unidades de 3 estrelas e os 178,77 euros nos estabelecimentos de cinco estrelas.

Quanto ao Preço Médio por Quarto Disponível (RevPar), em maio houve um acréscimo médio de 14,3% nos 18
municípios da Área Metropolitana de Lisboa. As subidas ocorreram em todos os segmentos, com destaque para os de quatro estrelas, com um aumento de 24%. A mesma tendência regista-se igualmente no acumulado de janeiro a maio: +9,3% na Ocupação de Quarto, +9,8% no Preço Médio por Quarto Vendido e +20% no Preço Médio por Quarto Disponível.

Golfe em alta
O golfe volta a estar em alta na Região de Lisboa e regista mais um mês positivo relativamente aos praticantes associados. Com mais 4,2% de voltas realizadas em comparação com o período homólogo do ano anterior. No entanto, no acumulado entre janeiro e maio, verifica-se uma quebra da receita total em 1,8%, quando comparado com igual período do ano anterior. Por nacionalidades, destaca-se a liderança dos golfistas portugueses (27,9%), seguindo-se os escandinavos (25,8%) e os britânicos (15,7%).

Cruzeiros: mais navios e passageiros
Nos cruzeiros, os dados estatísticos referentes a maio de 2017 também se revelam bastante animadores para o setor. Na percentagem de passageiros que iniciaram ou concluíram viagens no porto de Lisboa registou-se um aumento de 17,1%. O crescimento também foi assinalado no número de passageiros em trânsito com uma subida de 4,4%. No acumulado há ainda a registar um aumento no número de navios, que foi de 112 entre janeiro e maio – mais cinco aportados à capital e comparação com os recebidos no
período homólogo de 2016.

Tax Free Shopping: chineses e angolanos compram mais
A China destaca-se nas estatísticas sobre a análise das compras realizadas em Lisboa ao longo do mês de maio, por visitante, fora do espaço da União Europeia. Com um acréscimo de 10% relativamente ao mês anterior, é o país que regista o maior aumento neste indicador, seguindo-se Angola com uma variação positiva de 7% comparativamente ao período homólogo. Os americanos, pelo seu lado, reforçam o segundo lugar relativamente aos gastos.

No peso global dos mercados extracomunitários, Angola continua a liderar, preenchendo 38% do total, enquanto os chineses voltam a registar o maior valor de compras: 798 euros em média ao longo do mês.