Lisboa já tem um Guia de Turismo Acessível

A Câmara Municipal de Lisboa lançou recentemente o primeiro Guia de Turismo Acessível “Lisboa para Todos”, no Âmbito do Plano de Acessibilidade Pedonal que tem vindo a desenvolver.

guiaturismoacessivellisboaO projeto, em parceria com a Associação de Turismo de Lisboa, entre outras entidades, pretende ir ao encontro das necessidades de um público muito específico – as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas. Este guia pretende informar quem está a preparar uma visita a Lisboa e garantir maior segurança e conforto na viagem. O livro de bolso pretende ser um instrumento para divulgar a oferta de Lisboa enquanto destino de turismo acessível, tendo capítulos sobre zonas a visitar, transportes, alojamento, restauração e outros elementos importantes durante a estadia.

O guia surge em formato “cabe no bolso”, com 96 páginas, e pretende informar a procura e garantir maior segurança e conforto na viagem; apoiar os agentes turísticos a rentabilizar a oferta acessível e aumentar a competitividade de Lisboa enquanto Destino de Turismo Acessível.

Criou-se uma rede de percursos pedonais em Belém, Baixa/ Cais do Sodré e Parque das Nações, tendo estes trajetos sido testados por utilizadores de cadeira de rodas. Existem, assim, dois tipos de percurso: o verde, passível de ser percorrido autonomamente e o laranja, onde o piso pode ser mais irregular e, por isso, o turista é aconselhado a fazê-lo com o acompanhamento de terceiros.

“Lisboa para Todos” é um Guia editado em português e em inglês do qual constam: (23) hotéis, (28) estabelecimentos de restauração, (6) jardins e miradouros e (18) pontos de atração turística. São, ainda, sugeridos (5) tours acessíveis no município de Lisboa, (2) na região de Lisboa e (4) na região Centro de Portugal.

O Guia contempla também oferta sobre dois importantes destinos turísticos, que pela sua proximidade a Lisboa, tem atraído muitos turistas: Sintra (Parques de Sintra) e Cascais (CM Cascais).

Tem ainda um capítulo dedicado aos transportes, no qual é descrita a rede de transportes públicos e privados da cidade. As condições de acessibilidade do – Metro de Lisboa; autocarros da Carris; CP – Comboios de Portugal; operadoras de transporte turístico – City Sightseeing Lisboa; Carristur – Yellow Bus; Cityrama – Grayline; – táxi – foi analisada e redigida por um colaborador da CML que se desloca em cadeira de rodas e conhece a realidade deste sector (Diogo Martins).

O Guia oferece ainda um conjunto de informações sobre assistência pessoal e aluguer e reparação de material técnico. Este instrumento termina com uma listagem de contactos úteis.