Lisboa recebeu seis cruzeiros e cerca de 13 mil passageiros num só dia

Esta quinta-feira, dia 25, a cidade de Lisboa recebeu 13 mil passageiros e 3 694 tripulantes de cruzeiro que viajavam a bordo dos seis navios de cruzeiro que se encontraram em simultâneo no porto , são eles: Monarch, Costa Mediterranea, Marina, Albatros, Silver Wind, e Tui Discovery 2, este último em primeira escala.

O Monarch realizou uma operação de turnaround com 3 139 passageiros (1379 desembarcados e 1 760 embarcados). Lisboa foi, assim, o destino final de uma viagem transatlântica com partida da Costa Rica, Puerto Limon, e passagem por Colon, Cartagena, Philipsburg, St, Johns e Funchal, e o porto de partida para uma outra com destino ao Norte da Europa, nomeadamente Vigo, Cherbourg, Le Havre, Harwich, Ijmuiden, Copenhaga e Warnemunde. A bordo do Monarch encontravam-se ainda, a bordo, 260 passageiros em trânsito e 763 tripulantes.

No caso do Tui Discovery 2, este estreou-se na capital Portuguesa, um dos destinos de um cruzeiro de 7 dias com incidência apenas na Península Ibérica, com início e fim em Málaga, e passagem por Vigo, Leixões, Lisboa, Cádis e Gibraltar, com 1 644 passageiros em trânsito e 789 tripulantes a bordo.

Em operação de trânsito, na zona do Jardim do Tabaco, o navio Costa Mediterranea, com 2 051 passageiros a bordo e 878 tripulantes, encontra-se a realizar um cruzeiro de 13 dias com início em Savona e fim em Estocolmo, com passagem por Marselha, Cádis, Lisboa, Vigo, Le Havre, Harwich e Amesterdão.

O Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos recebeu, em operação de trânsito, os navios Marina e Silver Wind.

O Marina, transporta 1 205 passageiros e 740 tripulantes, e encontra-se a realizar um cruzeiro de 12 dias, que teve início em Barcelona, passagem por Cartagena, Málaga, Cádis, Lisboa, Leixões, La Corunha, Bilbau, Bordéus, Honfleur e fim em Southampton.

O Silver Wind chegou a Lisboa com 258 passageiros e 223 tripulantes a bordo, decorrente de um itinerário de 14 dias, com início no Mónaco, com passagem por Bandol, Barcelona, Valência, Cartagena, Málaga, Cádis, Portimão, Lisboa, Leixões, La Corunha, St. Malo, Honfleur e fim em Southampton.

No Terminal de Cruzeiros de Alcântara encontrava-se o Albatros com 734 passageiros e 334 tripulantes a bordo provenientes de um cruzeiro que teve início no Mónaco e que termina em Bremerhaven, com passagem por Sete, Roses, Barcelona, Benidorm, Almeria, Motril, Tanger, Portimão, Lisboa, Bilbau, La Rochelle, Lorient, Guernsey e Dover.

“A afluência ao Porto de Lisboa de tantos navios de cruzeiro num só dia durante o mês de maio já é uma tradição. Na realidade, maio é um dos meses de maiores picos, o que coincide com o início de cruzeiros no mediterrâneo, com o consequente reposicionamento dos navios no Mediterrâneo e norte da Europa”, realça o Porto de Lisboa.
Para este mês são esperadas 52 escalas de cruzeiro no porto de Lisboa e cerca de 77 500 passageiros, o que representará crescimentos de 27% e 21% respetivamente face às 41 escalas e 64 204 passageiros contabilizados em maio de 2016.