A Marriott International, que há 92 anos é reconhecida como líder em hotelaria por seu compromisso com a qualidade, formação rigorosa e padrões exigentes de limpeza dos hotéis, sempre destacou a saúde e a segurança dos seus associados e clientes.
O fundador, JW Marriott, costumava inspeccionar pessoalmente a limpeza das cozinhas e dos quartos durante as suas visitas ao hotel. Um elevado padrão de limpeza está no ADN da cadeia Marriott. Com a designação Marriott Global Cleanliness Council, projectada para atender aos desafios de saúde e segurança. O conselho de limpeza global da Marriott está focado no desenvolvimento de um próximo novo nível de padrões, normas e comportamentos globais de limpeza de hotelaria, projectados para minimizar os riscos e aumentar a segurança dos seus associados e clientes em mais de 7300 propriedades em todo o mundo.Excedendo em larga escala todos os procedimentos que até aqui eram por si só de excelência.
O Conselho Global de Limpeza da Marriott é presidido por Ray Bennet, diretor global de Operações da Marriott International, com a contribuição de especialistas internos e externos, incluindo líderes seniores de todas as disciplinas da cadeia como a limpeza, engenharia, segurança alimentar, ocupacional e bem-estar, inclui membros consultivos, Drª Ruth L Petran, cientista corporativa sénior da Segurança Alimentar e Saúde Pública da Ecolab, líder global de soluções e serviços de prevenção da água, higiene e infecção; Dr. Michael A.Sauri, especialista de doenças infecciosas da Adventist Health Care; Dr. Richard Ghiselli, chefe da Escola de Hotelaria e Turismo de Pardua University e o Dr. Randy Worobo, professor de Microbiologia de Alimentos no Departamento da Ciência de Alimentos da Universidade de Cornell.
– A Marriott introduziu novas tecnologias de limpeza, incluindo pulverizadores electrostáticos com desinfetantes recomendados pela OMS e Centros de Controle e Prevenção de Doenças para higienizar superfícies em todos os hotéis. Os pulverizadores limpam e desinfectam rapidamente e podem ser usados para limpar e desinfectar os quartos, salas de reuniões, garagem e outras áreas públicas. Além disso, a empresa está testando a tecnologia de luz ultravioleta na desinfecção das chaves dos hóspedes e dispositivos compartilhados pelos associados.
– Padrão de limpeza mais rigoroso em áreas específicas: COVID-19 aumentou a consciencialização sobre a importância da limpeza de superfícies.Nos quartos e espaços públicos, as superfícies são cuidadosamente tratadas com desinfectantes de nível hospitalar e que essa limpeza seja com maior frequência. Também será colocado lenços desinfectantes em cada quarto para uso pessoal dos hóspedes.
– Contacto do cliente: O C.D.C e a OMS alertam sobre o contacto físico como principal forma de disseminação do COVID-19. Para ajudar a reduzir o risco de transmissão , a empresa usará sinalização nos seus lobbies para lembrar os hóspedes a manter as regras de distanciamento social e remover ou reorganizar os móveis para permitir mais espaço para distanciamento.
A Marriott vai instalar proteções de acrílico nas mesas bem como uso das máscaras, viseiras e luvas aos associados. Os hotéis estão instalando mais pontos com dispensadores de higienização perto da recepção, elevadores, salas de reuniões, restaurantes e espaços de fitness. Além disso, em mais de 3200 hotéis , os hóspedes podem optar por usar os seus telefones para fazer check-in, aceder aos quartos, fazer pedidos especiais e solicitar serviço de room-service que será especialmente empacotado e entregue directamente na porta, sem contacto.
– Segurança alimentar: O programa de segurança alimentar da Marriott inclui directrizes aprimoradas de saneamento e vídeos de formação para todos os associados operacionais que incluem práticas de higiene e de desinfeção. Na Marriott todas as chefias e supervisores de cada departamento de F&B são esclarecidos e formados em práticas seguras de preparação e serviço de alimentos. As operações de alimentos e bebidas da Marriott são obrigadas a realizar a auto-inspecção usando os padrões de segurança alimentar da empresa como directrizes e na sua conformidade sendo validada por auditorias independentes.
O Lisbon Marriott Hotel, em Portugal não se rege apenas pelo protocolo da Marriott International mas também segue a política de segurança e de higienização lançada pelo Governo e Turismo de Portugal sobre a patente “Clean & Safe” tornando a nossa propriedade um lugar extremamente seguro para se estar.
“A segurança dos nossos associados e clientes sempre foi uma prioridade para a Marriott e hoje essa discussão está no contexto do COVID -19. O Lisbon Marriott Hotel já aderiu ao selo “Clean & Safe” e queremos que os nossos clientes saibam que fizemos tudo o que é possível para recebê-los de volta no hotel num ambiente seguro e limpo quando chegar a hora de viajar novamente”, acrescenta Elmar Derkitsch, diretor geral do Lisbon Marriott Hotel.