Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

A Lituânia é o destino convidado dos IWRT 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da ACISO, Pedro Mafra, durante a conferência da ação de «Caminhos de Fátima», realizada online a 24 de novembro, iniciativa do Turismo de Portugal organizada com várias entidades parceiras.

A escolha da Lituânia como destino convidado da 13.ª edição dos IWRT – International Workshops on Religious Tourism, que decorrerão a 19 de 20 de fevereiro de 2026 em Fátima e no dia 23 na Guarda, reconhece e reforça a projeção internacional do país como referência em turismo religioso, espiritualidade e património de fé.

Conhecida como «Terra de Esperança, Misericórdia e Fé Viva», a Lituânia destaca-se pela autenticidade cultural, pela riqueza das suas paisagens naturais e por um legado espiritual profundamente enraizado na identidade do seu povo.

Em termos de presença oficial nos IWRT 2026, a Lituânia contará com uma delegação que integrará representantes do Ministério da Economia e Inovação, da agência nacional Lithuania Travel, da Go Vilnius, das Arquidioceses de Vilnius e Kaunas, do Município de Raseiniai, entre outros parceiros estratégicos.

A apresentação do destino convidado aos participantes ocorrerá na manhã inaugural dos XIII IWRT, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima, onde o evento decorre em Fátima.

A vice-ministra da Economia e Inovação, Guoda Burokienė, sublinha que esta esta participação da Lituânia como destino convidado dos IWRT 2026 “é uma oportunidade única para apresentar o potencial turístico do país, para promover o desenvolvimento do setor do turismo religioso e incentivar o interesse internacional pelos seus lugares sagrados”.

De acordo com a CEO da Lithuania Travel, Olga Gončarova, 1,5 milhões de turistas internacionais visitam a Lituânia todos os anos, e que a promoção do turismo religioso poderia aumentar esse número. «O nosso país é famoso pela sua cultura autêntica, paisagens naturais ricas, ofertas de bem-estar e experiências gastronómicas. Mas também estamos prontos para partilhar o seu património religioso e tradições espirituais com o mundo”, diz..

Um destino de fé reconhecido

“A Lituânia é um país com grandes tradições religiosas”, afirmou o Papa João Paulo II durante a sua visita ao país, situado no Norte da Europa, nas margens do Mar Báltico. Hoje, essa identidade espiritual reflete-se em inúmeros locais de peregrinação, celebrações seculares e expressões únicas de devoção que fazem da Lituânia um destino inspirador para viajantes e peregrinos.

Entre os seus mais emblemáticos locais sagrados destacam-se:
• Šiluva, o lugar onde a Virgem Maria Apareceu e onde continuam a realizar-se milagres;
• A Colina das Cruzes, com mais de 200 mil cruzes colocadas ao longo de 150 anos;
• O Santuário da Divina Misericórdia, em Vilnius, que guarda a primeira imagem da Divina Misericórdia, pintada segundo as visões de Santa Faustina;
• A Porta da Aurora, com o icónico ícone da Mãe da Misericórdia;
• O majestoso Mosteiro de Pažaislis, considerado uma das mais notáveis obras barrocas do país.

Este património integra diversas rotas de peregrinação, incluindo o Caminho de São João Paulo II, o Caminho Lituano, o Caminho de São Tiago, o Caminho da Graça e o Caminho da Misericórdia.

Celebrações e tradições vivas

A força espiritual da Lituânia expressa-se também nas suas festas religiosas, algumas com vários séculos de história. Entre as mais importantes incluem-se:

• Šilinės, a Festa do Nascimento da Virgem Maria, celebrada há quase 500 anos em Šiluva;
• A Semana da Misericórdia e o Domingo da Misericórdia, em Vilnius;
• A Festa da Visitação em Samogícia;
• A Festa da Assunção, em Pivašiūnai.
Estas e outras celebrações continuam a atrair milhares de peregrinos que procuram renovação espiritual e contacto com tradições autênticas.

Lituânia em destaque no mapa espiritual mundial

De ser a última nação pagã da Europa a converter-se ao cristianismo, em 1387, a Lituânia terá a sua capital Vilnius entre 7 e 12 de junho de 2026 em destaque no mapa espiritual do mundo já que será anfitriã do 6.º Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia (WACOM6), que reunirá milhares de peregrinos e especialistas em espiritualidade de todo o mundo, reforçando o papel da Lituânia como centro global do turismo religioso.

Destino convidado IWRT

A inclusão de um Destino Convidado na abertura dos IWRT teve início na edição de 2019. Desde então já foram destacados destinos como Israel (2019), Hungria (2020), Rio de Janeiro (2021), Jordânia (2022), Paraguai (2024) e Portugal (2025).