Loulé, um concelho a descobrir

Benémola. Foto: Vasco Célio/STILLS

Localizado no centro do Algarve e com uma boa rede de acessibilidades, Loulé oferece a todos que a visitam um valioso património cultural. A visitar: o Centro Histórico de Loulé cercado pelas muralhas do Castelo, onde se destacam, o Museu Municipal, a Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, a Igreja Matriz de São Clemente, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição e o Mercado Municipal de inspiração árabe, e os recém-inaugurados Banhos Islâmicos.

Em todo o Concelho existem ainda diversas igrejas, das quais se destacam a Igreja de S. Lourenço, em Almancil, a Igreja de N. Sª da Assunção, em Alte, o Portal Gótico do Convento da Graça e o Cruzeiro e Igreja da Misericórdia em Loulé, entre outras.

Loulé, outrora considerada uma das cidades mais ricas em artesanato, tem hoje o projeto Loulé Criativo, onde se recuperam, produzem e comercializam, não só peças com técnicas ancestrais como de design.

Santuário Nossa Senhora da Piedade

No segmento turismo natureza destaca-se no Parque da Ria Formosa, com os trilhos de São Lourenço e da Quinta do Lago onde se encontra a maior zona húmida do Algarve.

A poucos quilómetros de Salir, na Rocha da Pena a riqueza da fauna e flora convidam a realizar o percurso pedestre e, no cimo deste curioso fenómeno geológico, apreciar a vista de 360º.

Na Fonte Benémola, perto de Querença, o percurso junto à ribeira convida a observar a riqueza e biodiversidade deste local protegido.

No interior, não pode perder a aldeia de Alte, com a Fonte Pequena e Fonte Grande, a sua piscina natural e a Queda do Vigário e área de lazer.

Pode ainda entrar no município vindo do Alentejo pela Rota N 2, onde no Ameixial, encontra a área de descanso da Fonte da Seiceira. Na aldeia destaca-se o tipicismo do seu casario, a igreja Matriz de Santo António e a “Pedra do Alagar” e a “Anta do Beringel”.