Loulé, um concelho do mar à serra

Localizado no centro do Algarve e com uma boa rede de acessibilidades, o Concelho de Loulé, o mais extenso da região, distribui-se por nove freguesias que se estendem do litoral à serra, oferecendo ao visitante uma variedade de contrastes paisagísticos e culturais.

Mercado Municipal de Loulé

Antigo centro urbano islâmico, fazendo parte de Portugal desde 1249, a vila recebe foral em 1266 e é elevada a cidade em 1988. Loulé oferece a todos que a visitam um valioso património cultural a visitar: uma parte do Centro Histórico de Loulé cercado pelas muralhas do Castelo, onde se destacam, o Museu Municipal, a Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, a Igreja Matriz de São Clemente, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição e o Mercado Municipal de inspiração árabe.

Ex-libris da cidade a não perder o Mercado Municipal de Loulé e os recentemente inaugurados Banhos Islâmicos.

Igreja de S. Lourenço de Almancil.

Em todo o Concelho existem ainda diversas igrejas de interesse a visitar, das quais se destacam a Igreja de S. Lourenço, em Almancil, a Igreja de N. Sª da Assunção, em Alte, o Portal Gótico do Convento da Graça e o Cruzeiro e Igreja da Misericórdia em Loulé, entre outras. Em Vilamoura destaque para as ruínas romanas do Cerro da Vila.

Loulé, outrora considerada uma das cidades mais ricas em artesanato, tem hoje em desenvolvimento o projeto Loulé Criativo, iniciativa da autarquia que aposta na valorização da identidade do território e que tem como força motriz a criatividade e a inovação, apoiando a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, através da sua rede de oficinas e experiencias criativas, para que se revitalizem as artes tradicionais e as possamos incluir na cadeia de valor de desenvolvimento sustentado do ponto de vista económico e social do concelho.

A diversidade do património natural é um ponto forte em todo o município. Em pleno Parque da Ria Formosa, pode usufruir dos trilhos de São Lourenço e o da Quinta do Lago onde se encontra a maior zona húmida do Algarve.

Paisagem Protegida da Rocha da Pena

No interior não pode perder a típica aldeia de Alte, com a Fonte Pequena e Fonte Grande, a sua piscina natural e a Queda do Vigário, convida-o a relaxar num oásis em pleno barrocal.

A poucos quilómetros de Salir, na Rocha da Pena a riqueza da fauna e flora convidam a realizar o percurso pedestre e, no cimo deste curioso fenómeno geológico, apreciar a vista de 360º.

Na Fonte Benémola, perto de Querença, o percurso junto à ribeira convida a observar a riqueza e biodiversidade deste local protegido.

Pode ainda entrar no município vindo do Alentejo pela mítica Rota N 2, onde no Ameixial, encontra a área de descanso da Fonte da Seiceira. Aqui um espelho d’água convida-nos a um refrescante mergulho. Na aldeia destaca-se o tipicismo do seu casario, a igreja Matriz de Santo António e duas antas ou dólmens, a “Pedra do Alagar” e a “Anta do Beringel”.

*Este artigo foi publicado na edição 340 da Ambitur.