Lourinhã – Uma terra de pegadas com história

Localizada apenas a 63 quilómetros de Lisboa, a Lourinhã é uma terra de pegadas com história, onde o campo e o mar se encontram. É a terra dos dinossauros e de um espólio de paleontologia riquíssimo. Terra onde soldados combateram na Batalha do Vimeiro, tão importante para a independência nacional. Terra onde se produz – e se prova – a Aguardente DOC Lourinhã. Terra de moinhos de vento, de azenhas e de refúgio dos amores secretos de D. Pedro e D. Inês, existindo, na aldeia de Moledo, um conjunto de obras de arte alusivas à temática inesiana.

Há 152 milhões de anos, no período jurássico, a Lourinhã foi habitada por diferentes espécies de dinossauros, que ainda hoje são a grande referência deste território onde pode ser visitado o Museu da Lourinhã, o Dino Parque Lourinhã e a Mostra Urbana de Dinossauros.

Turismo Militar, Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro.

A 21 de agosto de 1808, a aldeia do Vimeiro foi palco da batalha que pôs fim à Primeira Invasão Francesa de Portugal. O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro foi criado com o objetivo de preservar todo o património que resulta deste acontecimento histórico.

A aguardente que terá servido para curar feridas de soldados que ficaram no Vimeiro, viu mais tarde reconhecida a sua qualidade. Em 1992, foi criada a Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã”.

A paisagem da Lourinhã é rica e variada e os amantes da natureza têm ao seu dispor vários percursos pedestres, que se estendem desde o litoral ao interior do concelho.

Ao longo de 12 quilómetros de costa, as praias convidam a passeios, a fotografias, a desportos como o surf e o bodyboard. Terra de mar, terra de pescadores. O Espaço Museológico Olhar o Mar, na vila de Ribamar, recorda e documenta as tradições e artes de pesca utilizadas no concelho.

Visitar a Lourinhã é visitar também um dos territórios do aspiring Geoparque Oeste.