Lufthansa aplica nova taxa de custos de distribuição a partir de amanhã

As companhias aéreas do Grupo Lufthansa – Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa e SWISS – desenvolveram novos canais de reserva de “ligação direta” dando assim um enorme passo na implementação da sua nova estratégia comercial. A partir de amanhã, 1 de Setembro, os custos das reservas feitas através dos sistemas de distribuição global (GDS) são repartidos com mais clareza e transparência pelos utilizadores envolvidos, explica o grupo, em comunicado, acrescentando que passará a aplicar uma nova “taxa de custos de distribuição” (Distribution Cost Charge / DCC) de 16 euros por reserva por cada bilhete emitido por um canal de reservas usando um GDS.
“O mercado está claramente aberto a inovações e a desenvolvimentos deste tipo”, confirma Jens Bischof, membro do Conselho Executivo e CCO da Lufthansa German Airlines. “O realinhamento da nossa distribuição levou a uma intensa troca de opiniões e de experiências no setor”. “Este processo causou também larga controvérsia”, comenta Jens Bischof. “Mas estamos convencidos de que a nossa proposta e, paralelamente, canais de reserva adicionais, substancialmente mais baratos – e que nos permitem apresentar melhor os nossos produtos – vai ao encontro dos interesses dos nossos clientes. Daí continuarmos a procurar novos desenvolvimentos dos nossos canais de distribuição”.
Os clientes do Grupo Lufthansa podem obter os seus bilhetes sem terem de pagar a nova DCC fazendo as suas reservas diretamente nos portais das companhias aéreas do grupo, nos centros de serviço das companhias aéreas ou nos balcões de emissão de bilhetes no aeroporto. Os agentes de viagem podem também usar o portal online dedicado www.LHGroup-agent.com como alternativa para as reservas.
Os clientes institucionais podem continuar a fazer as suas reservas com as tarifas acordadas individualmente (isto é, sem o DCC) através do www.lh.com. A Lufthansa assinou também um novo acordo com o fornecedor de tecnologia Concur, uma empresa SAP, segundo o qual a Concur fornecerá as unidades de gestão de viagens institucionais do Grupo com programa especiais para a gestão destas reservas feitas através do www.lh.com a partir do próximo ano.
“Queremos trabalhar em conjunto com os agentes de viagem e os sistemas de distribuição global para tornar a venda de bilhetes de avião mais atualizada, menos cara e mais orientada para o cliente”, referiu o CCO da Lufthansa, Jens Bischof. “E para tal, desenvolvemos rapidamente uma gama de soluções informática que iremos oferecer muito brevemente aos nossos clientes”.