Lufthansa Innovation Hub: um projeto ao serviço da inovação

As principais companhias aéreas estão cada vez mais tecnológicas e com esta tendência abre-se também um nova página no desenvolvimento de inovações que prometem revolucionar o mercado global de mobilidade.

Um dos grandes exemplos desta aposta cada vez mais presente, é o “Lufthansa Innovation Hub”, localizado no centro da cidade de Berlim, que a Ambitur visitou a convite da Lufthansa, durante a ITB 2017.

“Um interface entre a Lufthansa e as startups”

Na rua onde se localiza este espaço, não existe qualquer indicação e o edifício em nada se parece relacionar com aquela que é uma das maiores companhias aéreas do mundo. Lá dentro, encontramos dois apartamentos que funcionam como local de trabalho para uma equipa que desenvolve e apoia várias startups, com projetos no setor da mobilidade.

Fundado no fim de 2014, o “Lufthansa Innovation Hub” tem apenas 13 funcionários e embora detida pelo grupo Lufthansa, a empresa apresenta-se separadamente. Além disso, sublinham os responsáveis, este “Innovation Hub” pretende funcionar como “um interface entre a Lufthansa e as startups”. Os seus objectivos são também relativamente simples: desenvolver aplicações que simplifiquem e dinamizem as viagens dos diversos clientes.

Entre os projetos a serem desenvolvidos, encontra-se o programa Flightpass da Eurowings, onde se pode comprar um bilhete de avião com dez viagens, o Airline Checkins, que procura simplificar os processos de check in, ou ainda o Airsurance, um serviço de seguro de viagens associado à compra de um bilhete de avião.

Todas estas inovações, referem os responsáveis evidenciam “que um nova forma de viajar está a chegar”, da qual a tecnologia fará inevitavelmente parte. Neste sentido, a partir deste ano e até 2020, o grupo Lufthansa irá investir cerca de 500 milhões de euros no desenvolvimento e melhoria das ofertas digitais.

Em resumo, a tecnologia é uma preocupação evidente do grupo Lufthansa e este Innovation Hub foi a forma encontrada para se desbravarem caminhos neste mercado. Tudo isto, a par do slogan que caracteriza este grupo: “We design the happy journey of tomorrow”.