Lufthansa investe 500 milhões de euros em inovação até 2020

De modo a tornar as viagens cada vez mais eficientes, sustentáveis e atraentes para os seus passageiros, o Grupo Lufthansa está a centralizar cada vez mais a sua atenção na gestão de inovação em rede, planeando investir 500 milhões de euros em inovação até 2020. O relatório do Grupo Lufthansa sobre sustentabilidade, “Balance”, que foi apresentado hoje, dá particular valor ao tema da “inovação – a chave para um futuro de sucesso”. Uma secção especial do relatório fornece uma visão detalhada sobre a enorme importância da gestão de inovação na maior empresa de aviação do mundo. “Inovação e digitalização” é um dos sete campos centrais da actividade do programa estratégico de trabalho “7 para 1 – o nosso caminho para o futuro”, que foi lançado pelo Grupo em 2014.

“Depois da segurança é a viabilidade futura que está no topo das nossas prioridades. Com o nosso novo programa de trabalho, criámos a base para uma melhoria sustentável dos resultados e para uma evolução bem-sucedida do Grupo Lufthansa. Com este programa, também definimos o rumo para uma forma de transporte aéreo ainda mais compatível com o clima “, explica Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, no prefácio do relatório.
Em 2014, os aviões das frotas de passageiros do grupo consumiram uma média de apenas 3,84 litros de querosene (2013: 3.91l / 100pkm) por passageiro transportado por uma distância de 100 quilómetros. Este é um novo recorde de eficiência e representa uma melhoria de 1,6% em comparação ao ano passado. Especialistas em eficiência de combustível da Lufthansa já desenvolveram, até à data, mais de 1.300 ideias e projectos para economizar combustível. Somente em 2014, o ano do relatório, o grupo implementou 145 projectos nesta área. Juntamente com o programa de modernização da frota mais abrangente na história do Grupo Lufthansa, que receberá 272 aviões modernos e eficientes em termos de combustível entre 2015 e 2025, é já agora previsível uma redução no consumo de querosene específica do Grupo.

No ano em causa, a Lufthansa também estendeu o seu empenhamento ao domínio da protecção activa contra o ruído. Desde Novembro de 2014, a Lufthansa é a primeira companhia aérea do mundo a equipar os seus aviões de pequeno e médio curso da frota Airbus – A319, A320 e A321 – com componentes de redução de ruído na parte de baixo das asas. Um total de mais de 200 aviões da Lufthansa pode agora voar, portanto, com muito menos ruído, que é um alívio especialmente para os moradores que vivem perto de aeroportos.
Além de tudo isso, a Lufthansa também estendeu o seu empenhamento ao projecto de investigação do clima Iagos (In-service Aircraft for a Global Observing System), tendo equipado um segundo avião com um laboratório de pesquisas climáticas. Este avião reúne agora dados sobre atmosférica atmosféricos e partículas de nuvens em altitude de cruzeiro em todos os seus voos. Esses dados são então usados ​​por inúmeros centros de pesquisa em todo o mundo.
No início de 2015, o Grupo Lufthansa recebeu, pela segunda vez em apenas três anos, o prémio “Eco-Companhia Aérea do Ano” da revista especializada americana Air Transport World pelo seu papel pioneiro no campo da protecção do clima.

Em 2014, o Grupo Lufthansa também introduziu novos processos e ferramentas na área de recursos humanos, incluindo um novo sistema de gestão de talentos. Identificar talentos internos e externos numa fase precoce é um factor essencial para o êxito institucional.