Lufthansa oferece Internet de banda larga a partir de 2016

A partir do verão de 2016, a Lufthansa será a primeira companhia aérea de voos regulares na Europa a oferecer banda larga a bordo dos seus voos de pequeno e médio curso. Tal permitirá que os passageiros em voos continentais e em voos domésticos na Alemanha possam comunicar livremente e usar, nas nuvens, a Internet de banda largura. O primeiro avião será equipado com a nova tecnologia no início do 2016.

Carsten Spohr, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Lufthansa AG, realçou que a “Lufthansa sempre tem sido pioneira nos serviços de Internet a bordo dos seus aviões. Depois de ter equipado todos os aviões da frota intercontinental da Lufthansa com o nosso sistema FlyNet®, extremamente popular entre os nossos passageiros, vamos continuar a nossa história de sucesso fornecendo Internet a bordo dos voos de pequeno e médio curso. Vamos ser assim a primeira companhia aérea da Europa a oferecer aos seus passageiros a possibilidade de surfar na Internet com mesma qualidade e velocidade como em casa”.

O novo serviço da Lufthansa e da Inmarsat, o seu parceiro no campo da tecnologia, baseia-se na tecnologia mais moderna de satélite por banda largada Inmarsat, a rede Global Xpress (banda Ka), e oferece cobertura fiável e ininterrupta nos voos de pequeno e médio curso. Recentemente, a Inmarsat lançou com êxito o terceiro satélite nesta constelação global e a Lufthansa será o primeiro cliente no setor da aviação. O serviço permitira aos passageiros usar plenamente a Internet de banda larga nos seus próprios aparelhos através de uma rede sem fios. Poderão usar não só serviço simples como o email, mas também aplicações superiores e até streaming. Além disso, os passageiros poderão usar os seus telemóveis para enviar e receber SMS e para transferir dados de acordo com o contrato que têm com os seus operadores. No entanto, as chamadas telefónicas a bordo continuarão a não ser permitidos, seguindo os desejos dos nossos clientes.

A Lufthansa Technik irá integrar todos os sistemas e componentes nos aviões graças aos muitos anos de experiência no campo das alterações de aviões. Este trabalho não só inclui a instalação mas também todas as tarefas exigidas pela legislação tanto da aviação como para o licenciamento.

A Lufthansa Systems irá fornecer a infra-estrutura técnica necessária ao estabelecimento de uma ligação de Internet que funcione bem a bordo e que inclui tarefas como a configuração das operações de rede nos aviões, o principal requisito técnico para uma rede sem fios a bordo, e o fornecimento do software exigido para a operação de um portal de Internet.

Além disso, a Lufthansa Systems e a Lufthansa Technik estão a planear uma parceria a longo termo de modo a poder oferecer a outras companhias aéreas uma moderna plataforma de IT a bordo (BoardConnect) com acesso à Internet de banda larga que pode ser usada por diversos fins. Tanto o Grupo Lufthansa como outros futuros clientes de outros mercados poderão beneficiar de serviços adicionais desta forte parceria.

Em relação ao futuro, a Lufthansa está igualmente empenhada num programa experimental de voo para uma nova rede híbrida a ser desenvolvida para a Europa. A Rede Europeia de Aviação combina um satélite de banda S da Inmarsat com uma rede complementar LTE em terra fornecida pela Deutsche Telekom. Esta tecnologia, inovadora e promissora, oferece potencial em termos de custos e pode ser adaptada flexivelmente para ao ir encontro dos requisitos de transmissões de banda larga no futuro. A partir de 2017, a Lufthansa irá começar o programa experimental desta nova tecnologia.

A Lufthansa operou o primeiro voo regular do mundo com acesso à Internet de banda larga a 15 de janeiro de 2003. Apesar da sua popularidade entre os passageiros, esta ligação à Internet de banda larga através de uma rede sem fios teve de ser suspensa, porque os satélites necessários à operação foram desligados. Desde dezembro de 2010, a Lufthansa voltou a ser a primeira companhia aérea a oferecer acesso à Internet de banda larga nos voos intercontinentais. O FlyNet® está disponível em todos os 106 aviões de longo curso da frota da Lufthansa desde o início deste ano.