Lusanova Brasil fecha 2015 com crescimento de 15%

A Lusanova Brasil deverá crescer em 2015 cerca de 15% face a 2014. Em entrevista ao Ambitur.pt, à margem da 43ª ABAV – Feira das Américas, Daniel Marchante, diretor do operador, mostrou-se apreensivo no que toca ao futuro da operação no Brasil.

Afirmando que “nas últimas semanas a operação tem estado complicada”, o responsável explica que “a previsão para o futuro é um pouco complicada, primeiro pela questão politica, depois pela questão económica e depois pela falta de confiança que as pessoas têm. Começou a haver o inicio de uma alta de desemprego e como quase toda a gente compra a prestações, em média o nosso financiamento é 10x sem juros, eles começam a ter medo de depois não ter dinheiro para pagar o financiamento”.

No entanto, e para o próximo ano, garante, a estratégia será “igual à que aconteceu em Portugal nos quatro anos de dificuldade”. “Vamos manter a equipa, fazer algumas reduções a nível de publicidade, consumos que não são tão emergentes e vamos, sobretudo, tentar ganhar mais mercado”, afirmou o responsável, acrescentando que “para quem já está no terreno vale a pena apostar, porque sabemos que aqui tem uma vantagem, as coisas acontecem muito mais rapidamente, a previsão é que em julho do ano que vem a situação já esteja bem”.

“Retoma” em Portugal

Em Portugal o balanço é também positivo. Segundo Daniel Marchante, o ano “foi bom”. “Houve realmente uma retoma em relação aos circuitos europeus, houve mais passageiros, mais procura, houve uma grande procura em relação às grandes viagens, o que é bom sinal porque é sinal de que quem tem dinheiro continua a viajar”, afirmou.

No top dos destinos mais procurados em 2015 estão a Índia, China, Vietname e alguns destinos na América do Sul, como o Peru ou o Chile.