Lusófona lança novo mestrado em Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos

O Departamento de Turismo da Universidade Lusófona oferece um novo mestrado em Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos. Este novo ciclo de estudos parte da premissa, partilhada por vários investigadores da área do turismo, que a competitividade deste setor depende do nível de coesão dos vários agentes turísticos, que se unem por forma a criar uma marca-destino que coordene os diversos stakeholders, e que defendam um modelo de desenvolvimento sustentável com base na identidade das suas comunidades. Ou seja, a articulação dos vários agentes turísticos que compõem um destino turístico deve, cada vez mais, representar uma vantagem competitiva para o território, no reforço da sua capacidade de atração e na organização de ações transversais conjuntas que contribuem para o seu sucesso. Neste sentido, esta estratégia integrada de ações assente em prossupostos inovadores irá visar a criação de postos de trabalho e o reforço do empreendedorismo na região.

Assim, este curso pretende, através da estreita relação com empresas e organismos regionais, capacitar o estudante para a aquisição de estratégias inovadoras nas áreas transversais ao desenvolvimento sustentável de Destinos Turísticos. Com a apresentação de casos de estudo internacionais, o aluno irá aprender a avaliar as mudanças globais nos destinos e a interpretar estas alterações numa ótica regional e local. Destina-se a titulares de grau de licenciado ou equivalente legal de preferência nas áreas de Turismo e Ciências Empresariais e /ou detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da Universidade Lusófona.

Prende-se, ainda, que o aluno conheça os princípios e as metodologias do planeamento do desenvolvimento turístico tendo em consideração o papel geopolítico do turismo; adquira conhecimentos práticos relativos à segmentação e “targeting” dos mercados emissores mais adequados para um destino turístico; aprenda a planear e aplicar uma estratégia “branding” de destinos e da sua utilização em ações de promoção turística; conheça os métodos de monitorização e gestão do processo de desenvolvimento turístico de um destino turístico, entre outras.

Entre as várias saídas profissionais destacam-se profissionais para quadros de Organizações de Gestão de Destinos (DMO); Departamentos de Turismo da Câmaras Municipais; Quadros de Organismos Públicos do Turismo; Quadros de empresas especializadas em Turismo Cultural, Turismo Urbano, Turismo Rural, Turismo de Natureza, Turismo de Natureza, Enoturismo, entre outras; Associações profissionais da área do turismo; Responsáveis de Empresas relacionadas com a criação e desenvolvimento de produtos turísticos; Empreendedores na área do Turismo e do Lazer. O Mestrado é Coordenado por Mafalda Patuleia (Doutorada em Turismo e Diretora do Departamento de Turismo) e por Álvaro Lopes Dias (Doutorado em Turismo e Membro da Direção do TRIE – Centro de Investigação Transdisciplinar para o Empreendedorismo & Inovação Ecossistémica).

Para alem deste novo ciclo de estudos, o Departamento de Turismo conta com a oferta de uma Licenciatura em Turismo, de uma Escola de Verão (Tourism Applied Research Summer School) e de várias pós-graduações.