Depois de alcançar o estatuto de PME Líder em 2019, o grupo Lux Hotels – be lux, be unique -, foi também distinguido, pela primeira vez, com o prémio PME Excelência, uma distinção atribuída pelo IAPMEI em conjunto com o Turismo de Portugal e a Banca Nacional que tem o objetivo de premiar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e que visa conferir notoriedade junto do mercado.
Em comunicado, a administração do grupo afirma que “esta distinção é importante para nós, porque espelha o nosso empenho e dedicação em satisfazer as necessidades dos nossos hóspedes. Escolher uma empresa 100% portuguesa, faz agora mais sentido do que nunca”.
O estatuto PME Excelência 2019 foi atribuído a 387 empresas do turismo que se distinguiram pelos seus desempenhos económico-financeiros e de gestão das quais se destaca a Lux Hotels, criada em Fátima. As empresas turísticas distinguidas estão distribuídas pelas seguintes atividades: 278 estabelecimentos de restauração e bebidas, 88 de alojamento turístico, 10 empresas de animação turística, 7 agências de viagens e 4 empresas de aluguer de veículos automóveis. O turismo representa, assim, uma quota de 16,6% do universo excelência.
Em 2012 o grupo estendeu-se ao segmento dos hotéis temáticos/boutique (pequenos hotéis de charme), com a abertura do Lisboa Carmo Hotel e em 2015 com a extensão do grupo para o Porto, onde abriu o Porto A.S. 1829 Hotel. Em 2016, abriu duas unidades temáticas: o Évora Olive Hotel, no centro de Évora, que veio reabilitar um edifício histórico da cidade carismática alentejana e cujo tema é o azeite; e o Lisboa Pessoa Hotel, focado no turismo literário, com todos os pisos e restaurante dedicados ao maior poeta da língua portuguesa.