LX Travel: “Os clientes vão precisar de um apoio muito forte do lado das agências de viagens”

A LX Travel organiza viagens de incentivos pela Europa e mundo mas agora está em “stand by” à espera de perceber o que se vai passar com cada país e qual a sua estratégia para enfrentar a Covid-19. Apesar da paragem forçada, Miguel Pinto, travel executive officer da empresa, defende que o papel das agências de viagens sairá reforçado desta pandemia. 

A par de outras agências de viagens, a LX Travel está “totalmente parada” e à espera de “perceber quais vão ser as diretivas e o desenvolvimento noutros países”. A LX Travel, por exemplo, tem viagens de incentivos para Espanha, Grécia, Cabo Verde, Israel ou Jordânia, pelo que “estamos em stand by a aguardar para perceber o que se vai passar com os destinos”, explicou Miguel Pinto, durante mais uma Tourism Talks, da Message in a Bottle. Outra questão pertinente é o que vai acontecer com as companhias aéreas, pois a British Airways, entre tantas outras, vai despedir cerca de 12.000 pessoas, pelo que importa perceber que rotas vão ser canceladas, reflete.

Para já, “nenhum dos eventos está cancelado”, com a marcação para novas datas, e o travel executive officer afirma que muitos passaram a “híbridos e digitais”. Desta forma, “a componente digital veio para ficar” pelo que “temos de nos aperfeiçoar ainda mais” nessa vertente, defende. No entanto, “o face-to-face não vai obviamente deixar de existir”.

Do ponto de vista das agências de viagens, Miguel Pinto considera que este período conturbado veio reforçar o seu papel no setor do turismo: “Acho que nos vamos reforçar e vamos ganhar ainda mais negócio à internet”, na medida em que “os nossos clientes estão muito felizes por contarem com as agências de viagens porque tiveram um apoio fundamental que a internet não conseguiu acompanhar”, explica.

Segundo o responsável da LX Travel, o apoio 24 horas por dia e sete dias por semana é “fundamental”, sobretudo, agora com “todas as informações que vai ser preciso prestar” sobre condições de viagem, higiene e segurança. “Vão surgir dúvidas e os clientes vão precisar de um apoio muito forte do lado das agências de viagens”, comenta. Para a LX Travel, “o atendimento altamente personalizado e qualificado é uma mais-valia”.

O próximo passo é “criar confiança nos clientes enquanto destino” e promover outros territórios do país para a realização de eventos. Já antes da Covid-19 esta era uma das estratégias da LX Travel visto que “o Porto e Lisboa estão saturados” e regiões como o Algarve e o Alentejo têm um “produto fantástico”, além de “preços altamente atrativos” fora da época alta, termina Miguel Pinho.