Macau participa no festival IndieLisboa

Macau participa no festival IndieLisboa

Categoria Eventos, Explore

O Turismo de Macau em Portugal vai participar na 16.ª edição do IndieLisboa, o Festival de Cinema Independente de Lisboa que decorre de 2 a 12 de maio. As sessões dos filmes de Macau vão decorrer nos dias 3 e 4 de maio no edifício da Culturgest.

Curta_Sheep

Este ano a grande novidade no IndieLisboa é a participação de Macau no ano em que se comemoram os 20 anos do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau. Associando-se a esta data, o IndieLisboa mostra em primeira mão o novo filme de Ivo Ferreira, “Hotel Império”, uma crónica de uma Macau atual, 20 anos após o regresso à China, a ser exibida a 3 de maio, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest. O foco sobre Macau fica completo com um conjunto de cinco curtas-metragens realizadas por realizadores macaenses, a ter lugar igualmente na Culturgest, desta feita no Pequeno Auditório, no dia 4 de maio, às 17h00.

Hotel Império

De referir que “Hotel Império” esteve em exibição na última edição do IFFAM (International Film Festival & Awards) em Macau. O filme, que conta com os actores Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kam Kwok Leung, Sun Jiajun e Eliz Lao,foi destaque na secção “Apresentação Especial de Macau” do 3º Festival Internacional de Cinema de Macau de 2018, apresentando o estilo único do cinema de Macau. A estreia em Macau de “Hotel Império” foi realizada a 11 de dezembro, no Centro Cultural de Macau, com a participação do realizador Ivo M. Ferreira, de Helena de Senna Fernandes, Directora do Turismo de Macau e Presidente do Comité Organizador do IFFAM, e Alexis Tam, Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, tendo atraído imprensa do exterior, Hong Kong, Macau e China continental.

Para além das sessões com filmes de Macau, a parceria entre o Turismo de Macau e o IndieLisboa engloba ainda o patrocínio de três prémios do Festival, que levam o nome do Turismo de Macau: Melhor Animação, Melhor Ficção e Melhor Documentário, todos na Competição Internacional de Curtas-Metragens. A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer na Culturgest, na noite de 11 de maio