A Associação dos Agentes de Viagem Britânicos (ABTA), inclui a Madeira numa lista de 12 principais destinos turísticos em destaque para o ano 2019. De acordo com a nota enviada à imprensa, a Associação de Promoção da Madeira refere que “esta organização é a principal associação de agentes de viagens e operadores turísticos no mundo e reúne cerca de 1.200 agentes de viagens britânicos. Para além de ser uma referência junto dos profissionais do setor, a ABTA é uma marca de viagens de confiança com mais de 65 anos no Reino Unido”.
O anúncio desta lista aconteceu nesta quarta-feira, simultaneamente com a apresentação do já relatório de tendências da ABTA – Travel Trends – em Londres, evento no qual a Associação de Promoção da Madeira esteve presente. A definição desta lista é feita de uma forma independente pelos especialistas da ABTA e baseia-se numa série de fatores como “grandes eventos e celebrações, destinos que estão a ressurgir com novidade e/ou locais que estão na moda. Os 12 destinos destacados abrangem cinco continentes – África, América, Ásia, Europa e Oceânia”, lê-se na nota.
A Madeira é apresentada pela ABTA, nesta lista, como “uma ilha conhecida por acolher visitantes exigentes durante anos, atraídos pelo seu clima ameno, paisagem acidentada e exuberante”. Refere ainda que a ilha vem ganhando cada vez mais “a reputação para férias de aventura e atividades, como o BTT, canyoning e escalada nas suas paisagens dramáticas”.
Conclui com uma referência às levadas, afirmando que a Madeira é atravessada por trilhos de montanha, os quais oferecem fantásticas oportunidades de trekking, com passagens por por longos túneis e ravinas profundas.
Para Roberto Santa Clara, diretor executivo do Bureau de Promoção da Madeira, “esta distinção surge num momento importante quer pelo posicionamento referido pela ABTA para a Madeira que poderá atrair novos visitantes, quer pela notoriedade que gera para o destino”.
Sendo o Reino Unido um dos “nossos maiores mercados emissores é, sem dúvida, uma enorme mais-valia para o destino. Paralelamente, e sendo a Madeira conhecida e visitada pela sua exuberante natureza, é de realçar que a principal tendência apontada pela ABTA para 2019, no seu relatório Travel Trends, é a sustentabilidade dos destinos, como motivação dos consumidores britânicos”, conclui.