Madeira deverá receber cerca de 50 mil turistas no Natal e Ano Novo

Madeira deverá receber cerca de 50 mil turistas no Natal e Ano Novo

As festividades do Natal e Fim de Ano levam, todos os anos, milhares de turistas à Madeira. Em entrevista ao Ambitur.pt, Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirma que as expetativas para os festejos que se aproximam são boas com as taxas de ocupação na hotelaria regional “bem acima dos 90%”. Segundo o responsável, “se considerarmos uma taxa de ocupação, na hotelaria regional, de 90% (que peca, certamente, por defeito), estaremos a falar de cerca de 25 mil turistas tradicionais. A estes, juntam-se mais 20 mil turistas que estarão nos nove navios de cruzeiros previstos para esta noite, quer atracados quer fundeados, ao largo do Porto do Funchal. No total, teremos entre 45 e 50 mil turistas a assistir ao fogo-de-artifício da Noite de São Silvestre”.

De acordo com Eduardo Jesus, neste período há que destacar “o espírito que aqui se vive. A partilha, o convívio e a emoção contagiante de uma cidade que, engalanada e vestida a rigor, celebra o nascimento de Jesus, com alegria e grande animação. As tradições e costumes que marcam a identidade madeirense ganham evidência nesta quadra, com manifestações de vária ordem, que têm despertado, cada vez mais, o interesse dos turistas”.

O badalado espetáculo pirotécnico de fim-de-ano, “considerado, pelo Guinness Book, em 2006, como o melhor do mundo”, encerra o mês de celebrações. “Falamos de um espetáculo com alma, que se reinventa, ano após ano, numa baía que é única e que propicia uma magia muito própria, com imagens e cenários que dificilmente se encontram noutra qualquer cidade do mundo, nesta noite”, lembra o responsável, acrescentando que “a proposta para este ano gira em torno das emoções que o fogo-de-artifício desperta e intitula-se “Emoções de Luz”. Será um espetáculo que, centrado na luz, na emoção e no movimento, terá por objetivo apelar ao sentimento da população, concretamente da moldura humana que se prevê grandiosa, tal como sempre acontece, na baixa citadina do Funchal. Foram concebidos quadros pirotécnicos originais, especificamente para este projeto. Serão cerca de 129 mil os disparos que, em 8 minutos, transformarão os céus da Funchal num grande momento de magia”.

[RoyalSlider Error] Incorrect RoyalSlider ID or problem with query.

Raquel Pedrosa Loureiro