Madeira investe 200 mil euros em campanha promocional que pretende “cativar o mercado português”

A Associação de Promoção da Madeira lançou ontem a campanha promocional “Descubra a Madeira” que visa trazer de volta ao arquipélago o mercado português. Promovida em parceria com a APAVT, esta campanha que, de acordo com Roberto Santa Clara, diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira, vigorará até ao final de 2016 e terá, ao todo, um investimento de 200 mil euros, é apadrinhada por três caras muito conhecidas do grande público que personificam três eixos da região: Jessica Athayde dá a cara pela natureza, Lourenço Ortigão mostra as valências do mar e Cláudia Vieira personifica o lifestyle.

Afirmando que a campanha “Descubra a Madeira” nasce com o intuito de fazer frente aos “números negativos que o mercado nacional representava” para a Madeira, o responsável explica que o “primeiro objetivo é inverter essa tendência, ou seja, numa primeira fase, começar a crescer e recuperar o mercado nacional. Se isso for conseguido no fim de 2016 daremo-nos já como satisfeitos”. Apesar desta ser uma campanha dirigida a operadores turísticos e agentes de viagens, o responsável explicou que terá também “uma grande propagação ao nível das redes sociais” e que contará, “mais para a frente, com outros eventos que contarão também com a presença dos nossos embaixadores”.

Na mesma ocasião, Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, afirmou que esta é uma campanha que tem como objetivo “cativar o mercado português”, numa altura em chegam cada vez mais à Madeira turistas estrangeiros e menos portugueses. “Assumimos a recuperação do mercado português como um grande desafio”, afirmou o responsável que lembrou ainda a importância desta ação no ano em que a Madeira é o destino preferido da APAVT. O responsável deu conta ainda que 2015 foi o melhor ano turístico de sempre da Madeira, com uma taxa de ocupação de 68,5% e um crescimento no Revpar de 11%.

Também Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, congratulou esta campanha que “pretende dinamizar o mercado interno”. A governante frisou ainda a oportunidade que os feriados que Portugal terá em 2016 poderão trazer para todos os destinos turísticos nacionais. “Vamos ter que garantir que os portugueses ficam em Portugal nestes dias”, afirmou.

Pedro Costa Ferreira frisou também “ a importância do turismo interno no combate à sazonalidade”. Para o presidente da APAVT,a região Autónoma da Madeira “é uma das regiões turísticas mais importantes do país” e um “exemplo”. “Em nenhuma outra região do país é tão presente a consciência da importância do turismo para o desenvolvimento e para o bem-estar social, sendo que esta preocupação é tão percetível ao nível da organização política como da população. Em mais nenhum local do país está tão interiorizada a importância do turismo como na Madeira e isso depois reflete-se na resposta da oferta turística”.