Madrid vai reunir indústria mundial de cruzeiros para preparar boom do setor em 2022

Os profissionais internacionais da indústria dos cruzeiros vão estar reunidos nos próximos dias 17 e 18 de novembro em Madrid para mais uma edição do International Cruise Summit. Após o sucesso da edição de 2020, em formato híbrido (presencial e virtual), o International Cruise Summit 2021 aposta agora em força no formato presencial, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança necessários, no Hotel Meliá Castilla em Madrid, tornando-se assim o primeiro evento internacional de cruzeiros presencial desde o início da pandemia na Europa.

A pandemia afetou a indústria dos cruzeiros, que se viu obrigada a paralisar completamente a sua atividade em março de 2020. Desde o verão de 2020, mas com mais intensidade em 2021, as companhias têm retomado com grande esforço a sua atividade, com protocolos sanitários e de segurança que superam os padrões de outros setores. Assim, todos os passageiros que embarcam em cruzeiros devem fazer um teste prévio e, em muitas companhias, apenas se permite o embarque de pessoas com a vacinação completa.

No entanto, as companhias estão a registar um nível excecional de reservas para 2022, sobretudo no segundo semestre.

Durante este tempo de pausa, os estaleiros finalizaram e entregaram os barcos previstos para 2020 e 2021, e continuaram a construir novas unidades que serão entregues em 2022 e posteriormente. NAvios sustentáveis do ponto de vista ambiental, que recorrem às últimas tecnologias para minimizar o seu impacto, ou que usam combustíveis alternativos como o gás natural liquefeito. Por outro lado, foram desativados cerca de uma dezena de navios antigos e menos eficientes, sobretudo na Turquia.

Altos cargos de direção, executivos internacionais, autoridades portuárias, agentes de viagens e empresas e peritos do setor estarão presentes num dos congressos de cruzeiros mais importantes do mundo. O evento contará com a intervenção de responsáveis como Mario Zanetti, presidente da Costa Crociere; Roberto Martinoli, presidente e CEO da Silversea Cruises; Ferdindan Strohmeier, CEO da Mystic Cruises; Ben Pouldin, vice-presidente para EMEA da Royal Caribbean International; Jo Rzymowska, vice-presidente e diretora geral para a EMEA da Celebrity Cruises; e Bob Dixon, diretor para a EMEA & América Latina da Cunard Line, entre outros.

Haverá espaço para várias mesas redondas e conferências que irão debater a recuperação da indústria de cruzeiros e os destinos turísticos, os desafios para voltar a recrutar os trabalhadores de que o setor necessita e como recuperar os níveis de vendas e preços anteriores à pandemia.