Mais de 100 dinossauros chegam ao Dino Parque na próxima semana

Cerca de 100 dinossauros já iniciaram a sua viagem de Munchehagen, na Alemanha, até ao Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã e irão chegar à Lourinhã na próxima segunda-feira, 4 de setembro. O Dino Parque será o maior museu ao ar livre de Portugal e um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, que irá contar com mais de 120 modelos à escala real.

Embora o parque ainda se encontre em construção, com previsões de abertura ao público a apontar para o início de 2018, as montagens dos dinossauros irão decorrer ao longo de toda a semana, de 4 a 8 de setembro. “A chegada dos dinossauros ao Dino Parque será um momento único. Iremos ter uma equipa de mais de seis pessoas a trabalharem na montagem dos modelos e que exige uma enorme coordenação”, afirma Luís Rocha, diretor geral da PDL – Parque de Dinossauros da Lourinhã Lda, empresa promotora do projeto.

Um dos pontos altos será a montagem do Diplodocus na fachada do Dino Parque, no dia 7 de setembro, quinta-feira, pelas 9:30. Esta espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 154 a 152 milhões de anos, com mais de 20 metros.

Este espaço, em plena natureza, contará com quatro percursos distintos, correspondentes a quatro diferentes períodos: Devoniano, Triássico, Jurássico e Cretáceo. Permitirá a observação dos mais famosos dinossauros, como o Triceratops, Iguanodon e obviamente o Tyrannosaurus Rex, o mais perigoso de todos os predadores. As informações sobre os modelos e respetivas espécies serão disponibilizadas numa linguagem simples e acessível, de modo a facilitar a sua leitura e compreensão, até pelas crianças.

Além dos dinossauros que poderão ser observados em plena natureza, o Dino Parque irá proporcionar várias atividades para miúdos e graúdos, tendo como lema “A ciência é Divertida”. Recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, modelagem dino, parede tátil, escavações de dinossauros, pesquisa em Geodes de Cristal e pintura de dinossauros são algumas das atividades que estarão à disposição dos visitantes.

O Dino Parque contará também com um laboratório onde os visitantes podem observar a preparação de fósseis e um espaço museológico, onde poderão ser conhecidos os achados de dinossauros provenientes do concelho. Irá ainda dispor de uma área de restauração e uma loja.

Através deste projeto, a PDL – Parque de Dinossauros Lda, em parceria com a Câmara Municipal da Lourinhã e com o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (Museu da Lourinhã), pretende potenciar a Lourinhã como a “Capital dos Dinossauros”, uma região onde, inclusive, os paleontólogos têm descoberto uma grande quantidade de ossos fossilizados de dinossauros.

São previstos 200 mil visitantes por ano e contributos para potenciar a economia local. Numa fase inicial, o espaço contará com 20 trabalhadores.