Mais de 2.100 novos quartos na hotelaria lisboeta nos próximos dois anos

A hotelaria foi uma das duas áreas de maior crescimento em 2016, juntamente com a habitação, divulga a JLL num estudo denominado “Market 36’º”, apresentado ontem. Segundo os dados da consultora imobiliária, a hotelaria na capital portuguesa irá reforçar-se em mais de 2.100 novos quartos nos próximos dois anos, dos quais cerca de 70% previstos já para 2017. Uma expansão que vai de encontro aos dados de crescimento no ano de 2016 a nível turístico, verificado em todas as regiões, com Lisboa no topo, já que apresentou variações positivas entre 4% e 13% a nível de dormidas, taxa de ocupação, preço médio por quarto e RevPar, face a 2015.

O relatório da JLL refere ainda que a qualificação da oferta hoteleira é “uma nota positiva”, com a remodelação de diversas unidades ao mesmo tempo que novos hotéis vão sendo inaugurados.

A consultora recorda que 2016 foi ainda o ano de consolidação do Alojamento Local como alternativa à hotelaria tradicional, bem como do aumento do investimento internacional no desenvolvimento de projetos mais especializados de alojamentos, como por exemplo o “student housing”.

“Prevemos que 2017 confirme o crescimento dos principais indicadores da atividade turística, quer por parte da procura quer da oferta, que se caracteriza por maior diversidade e qualificação”, comenta Karina Simões, vice-presidente para Portugal do Hotels & Hospitality Group da JLL.