A AirHelp analisou o panorama dos voos durante a época de verão (junho, julho e agosto) e concluiu que dos quase 10 milhões de passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses, apenas 62% partiram no horário indicado com mais de 3,5 milhões de passageiros a sofrer algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento ou atraso).
Em relação ao número de passageiros que voaram a partir de Portugal, 2023 registou um aumento face aos de 2022 e 2019, mais 800 mil e 728 mil, respetivamente. Porém, no que respeita às perturbações sentidas pelos passageiros nos seus voos, no presente ano, 38% foram impactados, quando em 2019 este valor foi de 36%.
Os três meses de verão registam números de passageiros muito próximos, no entanto julho continua a ser o mês preferido para viajar, com mais de três 3,3 milhões de passageiros distribuídos por mais de 22 mil voos. Os meses de junho e agosto apresentam dados muito idênticos, sendo que em junho existiram mais passageiros e em agosto registaram-se mais voos.
De acordo com a análise efetuada pela AirHelp, a Eurowings é a companhia aérea mais pontual. Durante o período de verão, aproximadamente 99% dos voos não sofreu qualquer tipo de perturbação. Em segundo lugar, encontra-se a Jet2.com com 81% dos voos a não apresentar qualquer cancelamento ou atraso. Por fim, encontramos a Iberia com 76% dos voos sem perturbações. Já a TAP Portugal, transportou mais de 2,7 milhões de passageiros em mais de 18 mil voos: 42% destes voos apresentou algum tipo de perturbação.
Já nos aeroportos portugueses, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, continua a destacar-se com apenas 27% dos voos a sofrerem qualquer tipo de perturbação. Já o Aeroporto de Faro encontra-se em segundo lugar com apenas 28% dos voos a registar alguma perturbação. Em contrapartida, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, apresenta 47% dos voos com perturbações.