Mais de 400 participantes esperados em Coimbra para 29.º Congresso da AHP

O número de participantes do 29.º Congresso Nacional da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que terá lugar, entre hoje e sexta-feira, no Convento S. Francisco, em Coimbra, diminuiu em cerca de 100 pessoas face a 2016, disse o presidente da AHP, Raul Martins. Em conferência de imprensa, o responsável adiantou que, embora continuem a receber inscrições de última hora, o número de participantes deverá situar-se nos 415, face aos 500 do ano passado. Uma situação que justifica pela coincidência de datas entre este e outros eventos de grande popularidade, referindo-se à Web Summit, que decorreu recentemente em Lisboa.

À margem do congresso, Raul Martins aproveitou a ocasião para reforçar que, “eventos como o Web Summit são muito desejáveis”. “Será bom que o Governo e a Câmara de Lisboa assegurem a sua continuidade”, disse. Os últimos dados provisórios consultados pela AHP referem que, entre 6 e 9 de novembro, a ocupação hoteleira atingiu os 88%.

Neste primeiro dia, discutir-se-à a gestão das infraestruturas aeroportuárias, a capacidade de carga das cidades e os recursos humanos, alguns dos temas em destaque. O encontro conta com intervenções de especialistas nacionais e estrangeiros, que irão refletir sobre o mote “Descobriram Portugal. E agora?!”, como Márcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo, Carlos Lacerda, presidente da Direção Executiva da ANA Aeroportos, Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, Javier Gandara, diretor geral da easyJet, Albert de Gregorio, subdiretor do Turismo de Barcelona, entre outros.

O denominado “dia zero”, realizado ontem, na igreja do Convento de S. Francisco, esteve a cargo do escritor de viagens e consultor Doug Lansky, que discutiu o conceito de hospitalidade. Seguiu-se uma receção aos congressistas com degustação de produtos regionais.

No congresso, vão também estar presentes Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.