Mais de 80 festivais animam Norte do país até setembro

A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) acaba de lançar a Agenda de Festivais de Verão 2017, no âmbito dos eventos estivais. Constituindo um dos maiores motivos de atração de turistas e visitantes à região, os festivais de verão incitam o desenvolvimento e maior dinamismo dos locais onde se realizam. O objetivo da divulgação desta agenda é facilitar a tarefa de procura e escolha dos visitantes e turistas que pretendam organizar as suas férias ou short breaks.

“Os eventos, nos quais também inserimos os festivais, são os grandes responsáveis pela captação de visitantes ao nosso destino. Entre janeiro e abril de 2017 passaram pela loja de turismo do Aeroporto cerca de 125 mil visitantes. Deste total, 25 mil procurou eventos e 40 mil os short breaks, o que revela a grande importância que estas atividades têm na dinâmica da Região e na quebra da sazonalidade”, adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira, acrescentando que “neste momento os eventos são o terceiro produto mais procurado, a seguir ao Touring Cultural e aos Short Breaks”.

Organizados pelos municípios ou em parceria com agentes privados, são vários os concertos que se realizam de maio a setembro, no Grande Porto, Minho, Douro e em Trás-os-Montes. A música é, muitas vezes, só um pretexto, uma vez que eventos paralelos de todos os géneros e para todas as idades preenchem os programas dos festivais de verão.

Festivais em praias fluviais, em piscinas, em parques verdes, em praças históricas ou em equipamentos culturais das aldeias, vilas e cidades, são sempre animados com outras expressões artísticas, designadamente, artes performativas, workshops, jam sessions, artesanato, gastronomia e muita diversão.

A lista de festivais, bem como todas as atividades paralelas, poderão ser consultadas na Agenda de Festivais de Música de Verão 2017, divulgada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), permitindo assim aos interessados facilitar o planeamento das atividades de férias e incentivar a adesão a mais eventos desta natureza.