Mais de metade dos portugueses sente-se triste e deprimido quando regressa de férias

De acordo com o último estudo divulgado pela momondo, “Tendências de viagens 2015″, o fim das férias e o regresso ao mundo do trabalho é algo que deixa a maioria das pessoas tristes e deprimidas, sendo que “53% dos portugueses admite que se sente triste quando tem de voltar ao escritório após o seu período de férias”. Mas este sentimento não pertence só a Portugal, é comum em diversos países Europeus. Italianos (59%), espanhóis (56%) e britânicos (56%) admitem que têm tendência a sentirem-se deprimidos quando as férias terminam e têm de regressar ao trabalho.

Ainda segundo a investigação apresentada pelo motor de busca turístico, este é um estado de espírito que atinge principalmente as mulheres (58%), números que contrastam com 49% dos homens que tendem a ter menos dificuldades em voltar ao mundo do trabalho. Os jovens entre os 18 e os 22 anos de idade são os que têm menos dificuldade em conseguir voltar à rotina (51%). Já as pessoas com idades compreendias entre os 23 e os 35 anos são aquelas que se sentem “realmente deprimidas” nesta altura (58%).

O estudo mostra-nos, ainda, que a duração das férias tem um impacto direto na tristeza que as pessoas sentem ao voltar à vida profissional. Os italianos são aqueles que mais sofrem após um longo período de férias (43%), seguidos pelos turcos (41%) e pelos portugueses (36%). Por outro lado, os países como a China (25%) e a Holanda (19%) discordam desta afirmação e alegam que a duração das férias não interfere com o espírito com que regressam ao trabalho.

Para 23% dos inquiridos, o truque para suportar o retorno ao trabalho é dormir mais do que o habitual, e 22% pensam que a melhor maneira de “fugir desta depressão” é sonhar e fantasiar com as próximas férias. Já 21% renova a sua energia passando algum do seu tempo livre com amigos e familiares.

Na Turquia, o truque para acalmar o stress de regresso ao trabalho é ir às compras para si próprio (16%). Na China há pessoas que optam por praticar mais exercício (22%) e dispensar mais tempo para poderem relaxar (30%).

O estudo “Tendências de viagens 2015” apresenta os resultados de uma análise realizada pela Radius Kommunikation para a momondo. Os dados foram recolhidos entre 12 e 25 de janeiro de 2015 através de um e-survey realizado através da Cint pannel.