Mais de metade dos portugueses tencionam fazer férias nesta Páscoa

Este ano, 56% dos portugueses prevê tirar férias durante o período de Páscoa. Os dados surgem de um inquérito online realizado pelo IPDT, em parceria com a Soltrópico. Os resultados representam um acréscimo de 5% no número de portugueses que tenciona fazer férias neste período, face a 2016. Os 44% que afirmam não fazer férias fora do local de residência na Páscoa, justificam-no com questões profissionais, dificuldades financeiras e o facto de tradicionalmente não fazerem férias neste período.

Dos 56% que tencionam fazer férias na Páscoa, 83% escolhe o território nacional. O Algarve é a região de eleição para 23% dos inquiridos, seguindo-se o Porto e Norte com 22%. Descanso, sol e mar e natureza são as principais motivações para a escolha destes destinos.

Cada turista vai gastar, em média, 195 euros nas férias da Páscoa de 2017, estando o consumo por noite estimado em cerca de 51 euros. Quase metade dos viajantes revela que vai ficar alojado em hotéis, sendo as unidades de quatro estrelas as mais procuradas. A estada média vai rondar as 3,8 noites, viajando a maioria dos turistas em grupos de duas a quatro pessoas. A internet é o principal meio de reserva.

O inquérito foi aplicado a 258 residentes em Portugal entre os dias 14 e 27 de março de 2017, sendo que 83% dos inquiridos são trabalhadores ativos e 54% possuem como habilitação o ensino superior. Relativamente à faixa etária, predominam os indivíduos com idades entre os 31 e 50 anos (55%).