Mais pessoas reservam alojamento pelo airbnb para os Jogos Olímpicos do que no Mundial de Futebol no Brasil

O Airbnb, a plataforma líder em hospitalidade comunitária e fornecedora oficial de serviços de alojamento alternativo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, anunciou hoje que os anfitriões no Rio de Janeiro vão acolher mais de 55.000 hóspedes de mais de 110 países diferentes para os Jogos de verão. Em média, os hóspedes Airbnb estão a pagar aproximadamente 170 dólares por noite pela sua reserva no Rio de Janeiro, sendo que cada anúncio tem uma média de três hóspedes por reserva.

O principal grupo de hóspedes que está a usar a Airbnb durante os Jogos é, na verdade, do Brasil, o que representa uma mudança relativamente ao que aconteceu durante o Campeonato do Mundo, onde apenas seis por cento das reservas surgiram de viajantes domésticos. Até ao momento, os viajantes brasileiros representam 49% das reservas para o Rio 2016. Logo a seguir ao Brasil estão os Estados Unidos da América, a Argentina, o Reino Unido e a França, que reúnem os cinco principais países de origem dos fãs que vão apoiar as suas representações nacionais.

“Temos vindo a trabalhar em conjunto com a nossa comunidade no Rio para preparar a chegada dos milhares de fãs que vão viajar desde perto e desde muito longe para testemunhar este evento único na vida,” afirmou Leonardo Tristão, Country Manager Airbnb para o Brasil. “Independentemente de onde sejas ou que nacionalidade representes, a nossa comunidade Airbnb estará aqui para dar-te as boas vindas e hospedar-te com a verdadeira e autêntica hospitalidade brasileira.”

Os hóspedes Airbnb que estão a viajar para o Rio não viajam apenas em grupo, mas também fazem questão de aproveitar o seu tempo na “Cidade Maravilhosa” ao ficarem uma média de mais seis noites nas suas reservas. Também se tem verificado uma quantidade significativa de novos utilizadores que reservaram com a Airbnb para os Jogos, com 60 por cento dos hóspedes a utilizar a plataforma pela primeira vez. As reservas estão atualmente distribuídas por 54 bairros diferentes no Rio, com a maioria dos anúncios reservados nos mais populares que incluem Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Leblon e Botafogo. No entanto, também existem reservas em bairros que estão fora destas zonas tradicionais turísticas como Meier, Del Castilho e Marechal Hermes.

Para além de se verificar um aumento de novos utilizadores, também se registou um aumento nos anfitriões com 62 por cento a criarem o seu primeiro anúncio de sempre durante os Jogos Olímpicos. Agora com mais de 35.000 anúncios ativos no grande Rio de Janeiro, o aumento na oferta tornou a cidade num dos maiores mercados Airbnb no mundo, colocando-a no quarto lugar mesmo atrás de Nova Iorque, Londres e Paris. A cidade viveu um aumento na oferta de 33% apenas nos últimos três meses.