O ano de 2024 começou de uma forma positiva para o Mama Shelter Lisboa mas o mês de fevereiro trouxe algum abrandamento na procura. No entanto, o primeiro trimestre do ano terminou com resultados positivos face a igual período de 2023, diz-nos Francisco Moreira, director of Revenue Management desta unidade hoteleira.
Em declarações à Ambitur.pt, o responsável afirma que o mês de maio será “bastante forte em termos de resultados, com procuras excecionais, tanto em reservas individuais, como grupos”, com a unidade a prever ultrapassar todos os KPI’s (Key Performance Indicators) de 2023 e a estimar “o melhor maio desde a abertura do hotel”, em janeiro de 2022.
Quanto ao período da Páscoa, a ocupação média no Mama Shelter Lisboa, no fim de semana, foi de 70%, ou seja, “um pouco abaixo de 2023”, com os principais mercados a serem o francês, português e inglês.
No que se refere aos preços, Francisco Moreira explica que, no primeiro trimestre do ano, foram idênticos aos de 2023, algo que se deveu também ao abrandamento da procura. Mas a expectativa é de que, a partir do segundo e terceiro trimestres, os preços possam crescer entre 2% a 3% face ao ano passado.
Já a pensar no verão, o director of Revenue Management do hotel indica que o ritmo de reservas para estes meses apresenta “sinais muito positivos”, com “cerca de mais 250k € on the books quando comparado com o período homólogo do ano passado”, isto tendo por base os mercados tradicionais da unidade, sobretudo o francês, mas com um crescimento de 2% no mercado dos EUA. As estimativas são pois animadoras para esta época alta, com tendência de “boas taxas de ocupação e preços médios acima do que foi praticado em 2023”. Francisco Moreira está confiante de que, apesar do primeiro trimestre ter sido um pouco lento, “teremos um verão forte se todo o cenário macroeconómico se mantiver”.
Para manter a procura em alta, o Mama Shelter Lisboa tem apostado sempre num forte dinamismo, procurando novos parceiros em diferentes segmentos para conseguir um mix sustentável de negócio. assim, a unidade tem estratégias globais, em conjunto com a Accor/Ennismore, para desenvolver novas oportunidades de negócio através da sua capacidade global de distribuição. O responsável garante que o hotel continua muito focado no segmento dos Incentivos, numa perspetiva de incremento das receitas totais, usando a sua maior vantagem competitiva que é a oferta de F&B.