M’AR De AR Muralhas aposta nas famílias com requalificação de quartos e construção de piscina interior

Por dentro das muralhas, em Évora, pode ir de encontro ao encanto do M’AR de AR Muralhas, uma unidade que casa a escapadinha urbana com os segredos destas pedras altas e a tranquilidade da cidade que será Capital Europeia da Cultura em 2027.

Rita Rocha Brito e Chef Executivo António Nobre

No momento em que Rita Rocha Brito, administradora do grupo M’AR de AR, e os seus irmãos assumem as rédeas do projeto, este hotel passa por uma requalificação para elevar a experiência do cliente e, essencialmente, consolidar o segmento familiar: “estamos muito confiantes que vai fazer grande diferença, principalmente nesta oferta mais canalizada às famílias, pois temos trabalhado muito nesse posicionamento com a introdução de uma mascote e o nosso Kids Club”.

Apesar da oferta se estar a materializar neste verão, um dos investimentos na unidade passa pela instalação de piscina interior e spa, obra que se espera pronta em setembro do próximo ano. Neste momento, estas atividades indoor estão a ser transferidas para o outro hotel do grupo em Évora, o M’AR de AR Aqueduto, o que causa alguma pressão que se quer ver aliviada em 2026.

Concluída está já a requalificação dos quartos da unidade, com aposta em novas tipologias e melhoria dos serviços/apoio aos hóspedes. No total, as obras no Muralhas representam um investimento de mais de 3 milhões de euros, com um cofinanciamento de 35% do programa COMPETE 2030.

Em relação às habitações, o hotel globaliza 91, das quais seis são suítes, incluindo uma suíte real, e agora já existem quartos comunicantes, ideais para as famílias. Uma suíte pode chegar aos 300 euros por noite na época alta e um quarto standard pode rondar entre os 90 a 140 euros/noite. Mesmo assim, Rita Rocha Brito confirma que o objetivo é elevar o preço médio, principalmente depois da renovação que apostou em mais zonas de estar, em novos materiais, mas sem perder a estética rústica já existente, marcada por uma decoração floral e por cores como o verde e o vermelho.

Outra ambição do grupo é aumentar a média de estadia, que atualmente é de 1.4 noites, contando com o apoio do título de Capital Europeia da Cultura em 2027, que trará à cidade de Évora e arredores mais eventos, dinamismo e potenciais novos mercados.

Atualmente, com uma ocupação mais alta no mês de agosto e nos fins de semana, o M’AR de AR Muralhas continua a acolher muito mercado português, mas destaca o forte crescimento do mercado americano, que se marca pelo maior poder económico e por um público mais sénior.

Reestruturação dos Recursos Humanos

Considerando a retenção de talento fundamental para o setor hoteleiro e para a região, Rita Rocha Brito confirmou 14 promoções entre o seu staff, depois de algumas saídas nos últimos meses – isto leva à “valorização e profissionalização do projeto”, num momento em que o grupo engloba 160 colaboradores (entre os hotéis em Évora e o hotel e o restaurante em Lisboa). Algumas instalações do staff também foram melhoradas na requalificação.

Outra contratação de peso, considera a administradora, está a nova mascote, o “Migas” – esta personagem que agora ganha vida, passeia pelo hotel e alegra a estadia dos miúdos e até dos graúdos, sendo um “projeto sonhado há muito tempo” e que será uma “diferenciação face à concorrência”. Com um segmento mais familiar, a mascote representa uma oportunidade de deixar marca, fazendo-se presente no Kids Club com diversas atividades e até com próprio marchendise.

Sobre uma potencial expansão de unidades dentro do grupo, Rita Rocha Brito não afasta a possibilidade, mas frisa que o projeto está numa fase de maturidade e que não interessa “dispersar geograficamente”. Lisboa continua a ser a localização preferencial para o futuro do M’AR de AR.

Obras no horizonte do M’AR de AR Aqueduto 

Além da requalificação do M’AR de AR Muralhas, a outra unidade, a cinco minutos de distância, o M’AR de AR Aqueduto também entrará em obras.

O hotel, que atualmente conta com 62 quartos, pretende valorizar a história do aqueduto da cidade e posicionar-se mais para o segmento de casais e para uma componente mais wellness. A aposta na gastronomia regional e nos vinhos será também um ponto forte para esta unidade, acredita Rita Rocha Brito.

Por Diana Fonseca, em Évora, a convite do Grupo M’AR de AR