Marca Madeira com nova imagem

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira aproveitou a sessão de encerramento da XI Conferência Anual do Turismo, que decorreu recentemente no Funchal, para partilhar com os congressistas o desenvolvimento do concurso, lançado em fevereiro, do novo logótipo da marca Turismo da Madeira. Eduardo Jesus adiantou que a adjudicação do projeto vencedor deverá acontecer até ao final de junho, num momento em que das 13 candidaturas submetidas, encontram-se 11 propostas em análise.

E, nesse contexto, sobre a atual marca Madeira, André Barreto, presidente do Secretariado Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, questionou: “Quem identifica de imediato a Madeira com aquele símbolo?” ou “quem de entre vós, agentes do setor, compreende o que significa, o que procura transmitir como valores e quais os fatores diferenciadores?”. Embora reconheça que a marca Madeira “não se resume ao logótipo, nem à atual forma como está aplicado”.

Na ocasião, André Barreto gabou as melhorias introduzidas pela equipa da Associação de Promoção da Madeira e o conjunto de elementos utilizados na estratégia de divulgação turística do destino. Mas, nota: “Há muito caminho a percorrer”.

A XI Conferência Anual do Turismo, organizada pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, realizada a 12 de maio, no Centro de Conferências do Funchal, na Madeira, teve como tema central as “Marcas”. O encontro dividiu-se em três painéis de discussão – “A construção de uma marca”, “Marcas no Turismo” e “A evolução das marcas” -, seguidos de espaços de debate e uma sessão de networking.