Mario Chessa é o novo sócio gerente da BlueShift – Achievers make the change, para as áreas de Marketing e Inovação. Considerado por muitos profissionais um “gestor de topo”, com uma experiência de mais de 25 anos a liderar o desenvolvimento de negócio de marcas de luxo e hotelaria através de iniciativas inovadoras de marketing e vendas, Mario Chessa é especialista nas áreas de inovação e marketing “cross-industry”, com foco em produtos de luxo, refere a nota de imprensa.
Entre as múltiplas parcerias que desenvolveu destaca-se, por exemplo, a abertura do primeiro “Riva Lounge”, no hotel Gritti Palace, a Luxury Collection Hotel, em Veneza, que juntou duas das mais emblemáticas marcas do luxo, respetivamente na náutica de recreio e hotelaria. Foi igualmente responsável pela integração e reposicionamento de hotéis emblemáticos como o Danieli, em Veneza, e o Cala di Volpe, na Sardenha, no portfólio da marca “The Luxury Collection”.
Mario Chessa desenvolveu a maior parte da sua carreira na Starwood Hotels & Resorts (atualmente parte da Marriott International), tendo atingido a posição de diretor regional de sales & marketing da cadeia para a Itália e Mediterrâneo, com responsabilidade sobre um total 48 propriedades, maioritariamente das marcas de luxo da cadeia. No grupo Ferretti, referência da náutica de luxo, assumiu funções de diretor regional EMEA e Head of Global Marketing Partnerships.
Na BlueShift, Mario Chessa contribuirá para a estratégia de desenvolvimento de negócio do grupo, e será responsável pelas áreas de Inovação e Marketing, contribuindo para o desenvolvimento, implementação e exploração de conceitos hoteleiros disruptivos, dentro da abordagem “blue ocean strategy” que caracteriza o grupo.
Nascido na Bélgica, Mario Chessa é italiano, e a admiração por Portugal cresceu quando participou na abertura do Pine Cliffs Resort, no Algarve, em 1992, desempenhando ali funções de diretor de dales & marketing, antes de assumir as mesmas funções no Sheraton Lisboa.
Segundo o profissional, “escolhi voltar porque Portugal está num momento cheio de oportunidades. Existe uma dinâmica extraordinária que é reconhecida internacionalmente, e que pode ser fortemente potenciada através do aumento da capacidade de inovação a nível de produto e marketing, particularmente no segmento de luxo, que cada vez vive mais das experiências e emoções”. Sobre a aposta na BlueShift, enfatiza a cultura única de disrupção que ali encontra: “quero fazer parte da equipa que está a mudar a indústria hoteleira em Portugal”.