Marktest: Instagram e Facebook são redes sociais que mais influenciam escolhas de destinos e viagens

A maioria dos portugueses com perfis nas redes sociais já decidiu reservar hotéis ou outros alojamentos depois de recomendações ou informações recolhidas através de consultas no Instagram, Facebook ou plataforma similares. De acordo com o novo estudo “Turismo e Redes Sociais”, da Marktest, esse hábito é assumido por 55% dos utilizadores de redes sociais com idade entre os 25 e os 64 anos e residentes em Portugal Continental.

Segundo os dados recolhidos na primeira edição deste estudo, a reserva de mesas em restaurantes ou bares é a segunda ação relacionada com turismo mais espoletada pelas informações ou recomendações recolhidas pelos portugueses em redes sociais, sendo indicada por 43% dos utilizadores destas plataformas.

Seguem-se, neste ranking, as compras de bilhetes para espetáculos, em terceiro lugar. As compras de bilhetes de avião e de autocarro completam o Top5.

O estudo da Marktest também analisou as redes sociais que mais impactam as escolhas de destinos turísticos e viagens por parte dos portugueses. E os dados revelam que o Instagram e o Facebook são as redes que lideram, com larga margem, sendo referidas por 66,4% e 64,5% dos inquiridos, respetivamente.

Nas posições seguintes, com perto de 25% de referências surge o Youtube, ficando o Top5 completo com o TikTok e Whatsapp, já com indicadores abaixo dos 10% nas referências dos inquiridos a redes que impactam a suas decisões sobre destinos turísticos.