Marriott International estreia marca “Renaissance” no Porto 

Nas antigas traseiras da cidade do Porto, a zona da Lapa, nasceu uma nova casa para quem aprecia a cidade Invicta: o Renaissance Porto Lapa Hotel foi oficialmente inaugurado esta quinta-feira e é a mais recente aposta do grupo Mercan Properties, representando um investimento de cerca de 56 milhões de euros. O Ambitur.pt rumou à Invicta para conhecer esta unidade hoteleira.

O grupo, que já tem vindo a apostar em Portugal desde 2015, quer continuar a expandir-se, captando investimento estrangeiro.A nova unidade hoteleira é exemplo disso mesmo, tendo sido criada uma parceria com o grupo Marriott Internacional, que se reflete na estreia da marca “Renaissance” no nosso país.

Jerry Morgan

Jerry Morgan, presidente do Grupo Mercan Properties, recuou até 2019 para lembrar que, na altura, não estava muito otimista com o investimento: “Havia alguns edifícios antigos e as condições não eram as melhores”. Ainda assim, não foi motivo para desistir e, hoje, “felizmente, com muito trabalho da nossa equipa, estamos prontos para apreciar e aproveitar o edifício que temos agora: um edifício fantástico”, sublinhou, acrescentando que a caminho só agora está a começar: “Se olharem lá para fora, ainda há mais trabalho para fazer, nos próximos 12 meses, onde haverá um parque fantástico. Poderão vir cá e aproveitar: é um parque para a cidade e será uma fantástica experiência que fará desta zona algo ainda melhor”. O responsável falava do projeto do Parque Urbano da Lapa: anunciado em 2022, o projeto urbanístico prevê um espaço verde público de cerca de 17 mil metros quadrados e que incluirá a renaturalização da ribeira, plantação de árvores e a criação de percursos lúdicos, além da melhoria das acessibilidades. O desenvolvimento proporcionado por este novo projeto hoteleiro e urbanístico permitirá também que o bairro mude: “Aquilo que veremos é que esta área vai crescer, vai-se modernizar”, acrescenta Jerry Morgan, aproveitando para enfatizar que “isto será o pilar de um projeto de rejuvenescimento de todo o bairro”. Em Portugal, a Mercan já conta com sete unidades hoteleiras, estando previsto a construção de mais três: “Temos muito orgulho de estar baseados no Porto e estamos ansiosos para crescer em mais hotéis e noutras coisas no futuro”, disse.

Algo que é bem demonstrador da “fantástica experiência” que a unidade oferece é a vista sobre a cidade. Os andares superiores contam ainda com uma piscina infinita aquecida de 17 metros e um ginásio. Além disso, o Renaissance Porto Lapa Hotel conta também com condições para receber eventos, contando com seis salas com capacidade para receber 600 convidados. “Tem as melhores instalações para reuniões e convenções em todo o Porto”, acrescenta Jerry Morgan.

“Um exemplo de como uma parceria público-privada estrangeira é capaz de desenvolver e criar um bem-estar no país”

Quem também demonstrou um grande entusiasmo com este projeto foi Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties, dizendo que este é “um projeto que reflete a contribuição da Mercan e dos investidores: é a criação de valor e o impacto que podemos ter numa comunidade”.

Jordi Vilanova

Aquando da aquisição da propriedade, em 2019, Jordi Vilanova relembrou, desde logo, o entusiasmo da Câmara Municipal do Porto em juntar-se ao projeto: “Observamos o entusiasmo (do Vereador) pelo potencial impacto que o projeto e o parque (urbano da Lapa) vai ter na comunidade”.

O Renaissance Porto Lapa Hotel é, assim, um exemplo de como uma parceria público-privada estrangeira é capaz de desenvolver e criar um bem-estar no país: “O compromisso do Mercan Group é continuar a fazer investimentos com investidores estrangeiros e continuar a reabilitar zonas e experiências hospitaleiras, no Porto, em particular”, sublinhou.

“Hoje, celebramos um verdadeiro marco histórico”

“É um prazer especial estar convosco nesta abertura deste fabuloso hotel”, começou por dizer Timothy Walton, vice-presidente Senior da Marriott International, destacando que o Grupo já marca presença em Portugal há muito tempo: “Temos cerca de 20 hotéis operacionais por todo o país”.

Timothy Walton

A chegada da marca Renaissance, do grupo Marriott International, ao Porto é um motivo de grande satisfação: “Celebramos um verdadeiro marco histórico: revelamos esta fantástica nova adição à nossa marca “Renaissance”. É o primeiro hotel Renaissance neste lindo país e um sinal do nosso comprometimento de dar e entregar experiências excepcionais a todos os nossos hóspedes”.

A escolha da cidade deveu-se à “história rica, cultura cativante e à magnifica e marcante arquitetura”, que incorpora a essência da marca “Renaissance”: “Quisemos criar um espaço onde os nossos hóspedes podem mergulhar na cultura local e deliciar-se com as experiências mais inesperadas e memoráveis”.

O Renaissance Porto Lapa marca assim um novo capítulo da história da Marriott: “Estamos ansiosos por oferecer aos nossos hóspedes experiências que capturem o espírito desta cidade magnífica e que continuem a ser motivo de orgulho para o Grupo que tem um legado de 96 anos de dar experiências de hospitalidade excepcional”.

Por: Cristiana Macedo, no Porto

Renaissance Porto Lapa Hotel nasce de uma “parceria virtuosa” entre público e privado