A Marriott International quer expandir a sua operação em África com mais 30 hotéis e mais de cinco mil novos quartos até final de 2024. O crescimento da cadeia hoteleira no continente africano é sobretudo impulsionado pelas suas marcas de serviço exclusivo que representam metade do atual pipeline de desenvolvimento em África. A empresa também pretende introduzir a marca Delta Hotels by Marriott na região.
“Os planos de expansão da Marriott International reforçam o seu compromisso para com África e destacam o crescimento do setor do turismo no continente”, afirma Karim Cheltout, vice-presidente regional de Desenvolvimento da Marriott International em África. “Continuamos a ver oportunidades de nos expandirmos em grandes cidades, centros comerciais e destinos de resort por toda a África”, adiantou.
As marcas de serviços exclusivos do grupo na região, lideradas pela Protea Hotels by Marriott e a Four Points by Sheraton, representam mais de 50% dos novos hotéis. A Protea Hotels by Marriott tem mais de 60 unidades em nove países e espera alargar a sua presença no continente com 10 novas aberturas até final de 2024. Entre os planos incluem-se Quénia, Malawi e Angola, além de expansão na África do Sul com cinco novas aberturas.
Já a Four Points by Sheraton continua a sua dinâmica em África com cinco novas aberturas até final de 2024. Estes porjetos incluem a entrada no Uganda, Senegal, República Democrática do Congo e Cabo Verde. A marca também prevê abrir a sua segunda unidade na Nigéria, o Four Points by Sheraton Ikot Ekpene.
A Marriott International confirma oportunidade de continuar a crescer no continente africano através das suas marcas de luxo e premium. E aqui pretende lançar a Delta Hotels em 2023, mais concretamente com a abertura do Delta Hotels by Marriott Dar es Salaam Oyster Bay na Tanzânia.
Quanto à marca Tribute Portfolio deverá abrir um resort em laïla, Seychelles. E o grupo também quer introduzir a marca Westin Hotels & Resorts na Etiópia com a abertura do The Westin Addis Ababa. Prevê ainda desenvolver a sua coleção icónica de unidades independentes sob a marca Autograph Collection Hotels com novos hotéis na Tanzânia e Algéria.
As marcas The Ritz-Carlton e St. Regis deverão abrir em Marrocos: The Ritz-Carlton, Rabat Dar Es Salam e The St. Regis La Bahia Blanca Resort, Tamuda. Já a JW Marriott deverá entrar no Quénia com o JW Marriott Hotel Nairobi e o JW Marriott Masai Mara Lodge, a primeira unidade da empresa neste destino de safari.
Atualmente, o portfólio da Marriott International em África abrange quase 130 hotéis e mais de 23 mil quartos em 20 países.